Península Ibérica captou 7,5% do total de investimento imobiliário na Europa desde janeiro 2017

A Cushman & Wakefield lançou esta manhã a edição de 2018 do Guia de Investimento Imobiliário Ibérico, em parceria com o escritório de advogados Uria & Menendez. Esta publicação tem como objetivo retratar o mercado imobiliário na Península Ibérica desde uma perspetiva económica, legal e fiscal, contribuindo desta forma para uma maior transparência no sector.
A atividade de investimento imobiliário na Península Ibérica tem ganho nos últimos anos particular destaque, com um crescimento muito significativo em volume de investimento e uma evolução notável dos valores de mercado praticados. Entre 2017 e maio de 2018 foram investidos em ativos imobiliários na Península ibérica mais de €27.500 milhões, 7,5% do volume total investido em toda a Europa. As prime yields em ambos os mercados contraíram desde 2014 entre os 150 e os 200 pontos base, variando de acordo com o sector.
O mercado espanhol atraiu naturalmente o maior volume de capital, pela superior dimensão da economia; mas os ativos imobiliários nacionais têm vindo a despertar cada vez mais interesse, com a quota de mercado de Portugal na Península Ibérica a evoluir muito favoravelmente. Ao longo da última década, o mercado imobiliário nacional atraiu apenas 8% do total investido na Península Ibérica; nos últimos 15 meses a quota de mercado evoluiu para os 11%. O sector de retalho, particularmente os centros comerciais, é o grande responsável por esta atratividade de Portugal para os investidores imobiliários. A quota de mercado do investimento em retalho na última década era de 13%, mas nos últimos 18 meses este valor evoluiu para os 24%.

A Cushman & Wakefield é uma consultora líder global em serviços imobiliários que cria valor significativo a ocupantes e investidores em todo o mundo. A Cushman & Wakefield está entre as maiores empresas de serviços imobiliários com 48.000 colaboradores distribuídos por 400 escritórios em 70 países. Em 2017, a consultora registou uma faturação de 6,9 mil milhões de dólares através de serviços de agência, representação de inquilinos, vendas e aquisições, gestão de imóveis, gestão de projetos, consultoria e avaliações. Para saber mais visite www.cushmanwakefield.pt