SEDE DA COFIDIS CONQUISTA A CERTIFICAÇÃO WELL GOLD

O processo de certificação foi assessorado pelas equipas de Project & Development Services e ESG & Sustainability da Cushman & Wakefield

A certificação WELL Gold das Natura Towers reforça o compromisso da Cofidis com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores

Lisboa, 8 de agosto de 2024 – A Cushman & Wakefield (C&W), consultora líder global em serviços imobiliários, e a Cofidis, anunciam que as Natura Towers em Lisboa são agora reconhecidas com a certificação WELL Gold, sendo o quarto edifício em Portugal a alcançar este selo atribuído pelo Well Institute.

A certificação WELL, do International WELL Building Institute (IWBI), que avalia as condições de quem vive ou habita os edifícios, é uma designação de prestígio para edifícios que cumprem padrões rigorosos de saúde e bem-estar. Esta certificação envolve um conjunto abrangente de estratégias que visam melhorar a experiência dos utilizadores dos edifícios através de design, e de operações que garantem espaços saudáveis e confortáveis, que promovem a saúde física e mental.

Para obter a certificação WELL Gold, um edifício deve ganhar 60 pontos no total, e um mínimo de 2 pontos por categoria. Cada categoria avalia um aspeto específico: qualidade do ar, água, alimentação, iluminação, movimento, conforto térmico, som, materiais, comunidade e mente.

Alcançar a certificação WELL Gold traduziu o empenho da COFIDIS em implementar medidas no edifício que promovem a saúde e o bem-estar dos colaboradores, tais como sala de amamentação, espaço de silêncio, zona de lazer, espaço multiusos para a realização de workshops de teatro e de exercício físico, alternativas de alimentação saudável, espaços colaborativos, entre outras. O desafio foi especialmente ambicioso tendo em conta que se trata de um edifício já existente, aumentando o esforço de adaptação e a exigência no cumprimento dos requisitos. Todas estas medidas promovem um ambiente de trabalho diferenciado e atrativo, criando espírito de comunidade e pertença, que tem justificado uma maior regularidade presencial no escritório.

“As Natura Towers têm um impacto positivo no meio ambiente devido às suas características sustentáveis que assinalo: Captação de águas pluviais; painéis solares que geram energia limpa e reduzem a dependência de fontes não renováveis. Jardim vertical, que ajuda a melhorar a qualidade do ar, proporciona isolamento térmico e oferece um habitat para a biodiversidade local. Eficiência energética: O projeto incorpora sistemas de iluminação e climatização eficientes, minimizando o consumo de energia. Em resumo, as Natura Towers são um exemplo de como a arquitetura pode ser projetada para minimizar o impacto ambiental e promover a sustentabilidade”, comenta Ricardo Passarinho, Senior Project Manager da equipa de Project & Development Services da Cushman & Wakefield em Portugal.

Na Cofidis estamos muito comprometidos com o bem-estar dos nossos Colaboradores. O investimento nas Natura Towers reflete a nossa preocupação com o wellbeing organizacional, e permitiu-nos expandir o nosso programa de bem-estar a várias dimensões: bem-estar profissional, físico, emocional e social. Estamos muito orgulhosos desta certificação, e esperamos poder inspirar outras empresas a verem os seus espaços como mais do que edifícios, mas como motores de transformação e sustentabilidade, que podem fazer a diferença na vida dos seus Colaboradores”, refere Pavlina Borovkova, Diretora Financeira e Jurídica da Cofidis Portugal.

Recorde-se que a nova sede da Cofidis foi inaugurada em 2022 e está situada nas Natura Towers – em Lisboa. Envolveu na altura um investimento de 46,5 milhões de euros e acolhe os cerca de 750 colaboradores da multinacional francesa em Portugal, tendo sido a a Cushman & Wakefield a entidade escolhida para a execução do projeto de arquitetura e gestão de projeto da obra, que totalizou mais de 10.000 m2

A Cushman & Wakefield tem vindo a apostar na área de Sustentabilidade & ESG, contando com uma equipa preparada para realizar este tipo de certificações que promovem a sustentabilidade dos edifícios (BREEAM e LEES) e o bem-estar e saúde dos seus usuários (WELL e FITWEL).