A redução do desperdício alimentar é a solução #1 para combater as alterações climáticas

No “Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar” a Danone e a Too Good To Go recordam

Lisboa, 28 de setembro 2021 – Precisamos reduzir para metade o desperdício alimentar no mundo até 2050, se quisermos manter o nosso planeta seguro. Para colocar o foco nesta conclusão, as Nações Unidas declararam em 2020 o dia 29 de setembro como o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

Após as conclusões alarmantes apresentadas no último relatório do IPCC, é urgente que haja um maior esforço público, privado, coletivo e individual no combate ao desperdício alimentar para que seja possível construir um futuro mais sustentável. Nessa perspetiva compete também às marcas e às empresas assumirem um papel cada vez mais ativo e catalisador da mudança.

Por estas e tantas outras razões, mas principalmente porque reduzir o desperdício alimentar é a solução #1 para combater as alterações climáticas, a Danone reforça hoje o seu compromisso no combate ativo à redução do desperdício alimentar celebrando parceiros como a Too Good To Go que fornecem soluções e iniciativas simples e escaláveis para que qualquer operação e negócio possa tomar uma ação e causar impacto positivo nesta luta que é global.

Ao combater o desperdício alimentar, podemos reduzir a procura global por alimentos, utilizando assim menos recursos e reduzindo as emissões globais de gases de efeito estufa.

O impacto desta redução seria tão significativo que a organização Project Drawdown rotulou a redução do desperdício alimentar como a ação número um que os indivíduos podem levar a cabo para combater as alterações climáticas (Project Drawdown, 2020).

A Danone desde o início da sua parceria com a aplicação Too Good To Go já conseguiu evitar o desperdício de 6667 Magic Boxes nos seus 6 locais de recolha o que equivale a 16667,5kg de CO2 que foram evitadas na atmosfera.

A par da parceria com a Too Good To Go, a Danone continua ainda a salvar alimentos através dos donativos que semanalmente envia para a o Banco Alimentar e Refood. Todos os meses a Danone doa uma média de 49.000 packs de iogurtes e leites fermentados a quem mais precisa, contribuindo assim para que todos tenham acesso a uma alimentação saudável e de qualidade.

Para além disso, e reconhecendo a importância da redução do Desperdício alimentar, a Danone associou-se ainda ao Movimento Unidos Contra o Desperdício, um movimento cívico e nacional, agregador e educativo, que une a sociedade num combate ativo e positivo ao desperdício alimentar.