DECATHLON assina compromisso de consumo sustentável

Devem ser tomadas medidas mais robustas para reduzir a dependência humana de recursos finitos e promover a economia circular, em ciclo fechado. É esta a posição assumida hoje pela DECATHLON ao assinar o Compromisso de Consumo Sustentável da Comissão Europeia (anteriormente designado "Compromisso para o Crescimento Verde").

Presente em 70 países e com mais de 105.000 colaboradores a nível mundial, a DECATHLON está a trabalhar para reduzir o seu impacto no planeta através da produção, transporte, distribuição e utilização dos produtos que comercializa. Os novos modelos de negócio circulares que procuram aumentar a escala dos produtos de segunda vida, o aluguer e o aluguer por assinatura (subscrição), juntamente com a reparação e as peças sobressalentes com o objetivo de prolongar a vida útil dos produtos, já estão a ser implementados em vários mercados. Em Portugal, o serviço de subscrição estará disponível ainda este ano.

“O Compromisso de Consumo Sustentável representa o nosso compromisso renovado de mudar a forma como fazemos negócio. Ao descarbonizar a nossa atividade e desenvolver um modelo de negócio que promova uma economia circular, podemos reduzir o impacto que temos no ambiente e liderar a mudança na indústria para nos tornarmos um farol para um futuro mais sustentável”, refere Anna Turrell, Chief Sustainability Officer, DECATHLON.

Incentivar as empresas a assegurar práticas de produção e de consumo mais responsáveis é o foco do Compromisso de Consumo Sustentável. A DECATHLON assinou dois compromissos para 2030: descarbonizar a sua atividade e promover três iniciativas sobre a circularidade para apoiar os seus clientes a fazerem escolhas de consumo mais responsáveis.

NOTAS PARA O EDITOR
Hoje, através da assinatura do "Compromisso de Consumo Sustentável", juntamente com a Comissão Europeia, a DECATHLON assume os seguintes compromissos:
Compromisso n.º 1 - Descarbonizar a atividade da DECATHLON em conformidade com o acordo climático de Paris
A DECATHLON comprometeu-se a tornar-se Net Zero até 2050 e construiu uma trajetória de descarbonização baseada no Acordo de Paris e em conformidade com as normas Net Zero. Os objetivos de descarbonização da DECATHLON são (âmbitos 1, 2 & 3):

• 20% de redução das emissões absolutas de CO2 em 2026
  • 42% de redução das emissões absolutas de CO2 em 2030 e zero líquido em 2050 (validação independente por SBTi pendente)
Compromisso n.º 2 – Promover iniciativas circulares
Quer se trate de prolongar a vida útil dos seus produtos (seja através da durabilidade ou da reparação), de incentivar a segunda vida ou o aluguer, estas ações podem apoiar a transformação profunda e necessária da empresa, bem como a adoção de modos de consumo mais responsáveis por parte dos consumidores.
Reparação
Há 40 anos, com 1.712 oficinas dentro das próprias lojas, a DECATHLON ajuda na reparação e manutenção de equipamentos desportivos. A DECATHLON está a aumentar o número das suas oficinas e a criar um sítio Web dedicado às reparações (tutoriais de bricolage, peças de substituição).
Na DECATHLON, um produto reparável responde a critérios muito específicos (instruções acessíveis, peças de substituição disponíveis, produto que se desmonta, preço da reparação inferior a 30% do preço de compra). O nosso compromisso em matéria de reparação é: até 2026, 10% do volume de negócios será gerado por produtos reparáveis.
Segunda Vida
A DECATHLON compra de volta mais de 100 tipos de produtos desportivos para prolongar a sua vida útil, oferecendo-lhes outra vida através da venda em segunda mão. Em 2026 serão readquiridos 800 mil produtos.
Aluguer
A DECATHLON está a testar e a implementar soluções de aluguer em vários países da União Europeia (França, Bélgica, Espanha, Itália e Países Baixos) para diferentes tipos de produtos, principalmente equipamentos de diferentes desportos, tais como bicicletas, desportos ao ar livre (campismo, trekking), desportos de inverno (esqui) e desportos de verão (caiaques e stand up paddle), propondo diferentes casos de utilização, tais como aluguer por assinatura ou de curta duração.  Em 2024, vamos estender o aluguer por assinatura a mais 3 países (Alemanha, Portugal e Polónia) e continuaremos a criar as condições para expandir, bem como a divulgar resultados até 2026. O aluguer é um dos principais componentes da nossa estratégia de economia circular com elevada ambição em termos de volume e criação de valor (kg CO2 eq/€).