Decathlon Portugal distribui 1.5 milhões de euros dos seus lucros pelos colaboradores

Report this content

• Esta partilha resulta dos resultados comerciais e económicos da empresa em 2023
  • Valor equivale, aproximadamente, a 7% da remuneração bruta anual de cada colaborador, ou seja, o equivalente a uma remuneração mensal bruta

Para a Decathlon Portugal e respetivas equipas este é um momento marcante, pois a distribuição de 1.5 milhões de euros pelos seus colaboradores traduz o empenho coletivo e a motivação que cada um coloca no seu trabalho para o sucesso da marca. Desde 2010 que a empresa, em Portugal, tem a prática de distribuir parte do sucesso económico com os seus colaboradores, o que torna cada colaborador co-proprietário da empresa.

O valor distribuído, que representa 7% do rendimento anual de cada colaborador, é recebido em forma de ações, podendo cada colaborador decidir alocar 50% noutra forma de poupança ou em dinheiro.

Este bónus resulta da distribuição de lucros obtidos no ano de 2023 e no qual a Decathlon Portugal decidiu aumentar a remuneração bruta mensal mínima para 1040€, reviu os valores de entrada para funções de liderança intermédia em aproximadamente 9% e investiu, ao longo do ano, cerca de 4.4 milhões de euros em prémios mensais de performances para 100% dos colaboradores.

“O nosso objetivo é o de abrir caminho para que a Decathlon Portugal consiga mover e inspirar o maior número de pessoas em Portugal a optar por um estilo de vida ativo. Um trabalho que só é possível com uma grande equipa, o nosso capital mais valioso. O objetivo desta partilha é que cada colaborador seja vencedor do valor criado em conjunto e, também, um incentivo à poupança”  diz José Fonseca, Diretor Geral da Decathlon Portugal.

Com a marca a implementar uma nova e ousada estratégia baseada na inovação, no digital, na sustentabilidade e na diversidade, João Manuel Rodrigues, Diretor de Recursos Humanos da Decathlon Portugal, salienta que “na Decathlon defendemos que nada se consegue sem o bem-estar de equipas implicadas e mobilizadas sobre um projeto comum. Acreditamos, por isso, que esta distribuição de resultados é também uma forma de recompensar o trabalho e responsabilização de cada um, de associar cada colaborador ao nosso sucesso coletivo e ao crescimento da marca”.
Na Decathlon Portugal, onde 43% das funções de liderança são ocupadas por mulheres, em inquérito anónimo e voluntário responderam 84% dos colaboradores: 98% afirma ter orgulho em trabalhar na Decathlon, 99% sentem contribuir para um projeto coletivo, 93% recomendaria a empresa para trabalhar a família e amigos e 100% afirma existir um ambiente de entreajuda entre colaboradores.
Em Portugal a marca emprega 1800 colaboradores divididos por 41 lojas, um centro de economia circular, um centro logístico nacional, um centro de excelência da área financeira que dá suporte a mais de 30 países e um site ecommerce & marketplace.

Tags: