Decathlon reforça combate à crescente inatividade física

A Decathlon junta-se ao apelo mundial das indústrias da saúde e do fitness para fazer face à crescente crise de inatividade física.
Os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que os níveis de inatividade física dos adultos atingem o valor mais elevado de sempre. Uma tendência que levou os gigantes de artigos desportivos e do fitness a unirem-se para fazer face a uma situação alarmante.
De acordo com os dados da OMS divulgados esta semana:

• 31% dos adultos são inativos e não cumprem os níveis recomendados de atividade física (apenas 150 minutos de exercício moderado por semana)
  • Se esta tendência de inatividade se mantiver, prevê-se que os níveis globais de inatividade física aumentem para 35% até 2030 (em 2010 o índice de inatividade física era de 26%)
  • Existe um fosso crescente na participação com base na idade e no sexo; as mulheres são menos ativas do que os homens em pelo menos 5 pontos percentuais e, após os 60 anos de idade, a inatividade física aumenta rapidamente
  • 81% dos adolescentes não praticam atividade física suficiente para manter uma boa saúde
  • O custo económico do tratamento de problemas de saúde que poderiam ser evitados através de um estilo de vida mais ativo será superior a 300 mil milhões de dólares até 2030
Na presença de dados alarmantes, as maiores empresas de artigos desportivos do mundo, incluindo a Adidas, Amer Sports, ANTA, Arena, ASICS, Cycle Europe, Decathlon, Li-Ning, New Balance, Nike, On, Orbea, Pentland Brands, Puma, Restube, Shimano, SHRED, Specialized, SRAM, Tecnica Group, Under Armour, Wearable Technologies e Yonex, uniram-se para apoiar um apelo a uma ação urgente.

A este apelo efetuado pelas empresas que integram a Federação Mundial da Indústria de Artigos Desportivos (WFSGI juntaram-se, entretanto, as federações nacionais de artigos desportivos da Áustria, Brasil, Alemanha, Japão, Noruega, Espanha, Reino Unido, EUA, Cycling Industries Europe, FESI Europe e ISPO, juntamente com as federações de retalho e de saúde e fitness, FEDAS Europe, EuropeActive, Health & Fitness Association e ICSSPE.

Estas organizações representam as indústrias combinadas de artigos desportivos, retalho e saúde e fitness que, em conjunto, dispõem de uma plataforma poderosa e a responsabilidade de galvanizar a indústria desportiva global para encontrar soluções e implementá-las para ajudar a resolver o problema crescente da inatividade física.
Trabalhar em equipa para fazer a diferença
DECATHLON CEO, Barbara Martin Coppola, afirma: "A inatividade física é um problema para as comunidades de todo o mundo. O movimento pode ter um impacto incrivelmente positivo no bem-estar das pessoas, tanto a nível mental como físico, mesmo que sejam apenas alguns minutos por dia. Na Decathlon há muito que contribuímos para ajudar as pessoas a incorporar o movimento na sua rotina diária, para benefício da sua saúde individual, mas também para a sociedade como um todo. Através do nosso objetivo, "Move People Through the Wonders of Sport", pretendemos construir um mundo mais feliz e mais saudável, facilitando às pessoas a prática dos desportos de que gostam, da forma que mais lhes convém”.
WFSGI Chair, Andy Rubin, acrescenta: "Para fazer face à crise global de inatividade é necessário trabalho de equipa. Os novos dados sobre a inatividade dos adultos mostram que não está a ser feito o suficiente para inverter a inatividade. É por isso que, apesar de sermos concorrentes no negócio, estamos a unir-nos para partilhar os nossos conhecimentos sobre o comportamento dos consumidores e a participação das pessoas em desportos comunitários e na atividade física. Estamos todos neste negócio para ajudar as pessoas a serem mais ativas e a desenvolverem uma paixão para toda a vida pelo desporto e pela atividade e pelos benefícios que daí advêm".
Emma P. (Mason) Zwiebler, WFSGI CEO, explica como a WFSGI está empenhada em unir as indústrias e em facilitar uma ação eficaz e liderada por parcerias para apoiar pessoas mais saudáveis e um planeta mais ativo.
"Os novos dados da OMS são muito preocupantes do ponto de vista da saúde pública, mas também do ponto de vista da indústria. Fazer com que o mundo se mova mais é um imperativo comercial para os membros que representamos", afirma Zwiebler. "Este momento constitui uma enorme oportunidade para aproveitar o poder coletivo das indústrias de artigos desportivos e de saúde e fitness como principais fornecedores de soluções para um planeta mais saudável e mais ativo para todos. Estamos orgulhosos de trabalhar ao lado dos membros da WFSGI, de outras associações comerciais e dos principais CEOs que apoiaram esta declaração e que partilham a nossa visão de impulsionar a cooperação entre as várias partes interessadas, para proporcionar mudanças significativas para a saúde global e para as empresas."
O que estamos a enfrentar? O preço da inatividade
Os novos dados que revelam níveis crescentes de inatividade física entre as populações de todo o mundo têm implicações diretas na saúde pública, contribuindo para o aumento da obesidade e das doenças não transmissíveis, que são doenças crónicas como as doenças cardíacas, o cancro, as doenças respiratórias e a diabetes.
Embora os níveis globais de inatividade dos adultos continuem a ser estimados em 28%, a OMS calcula que o custo da inatividade física excede os 300 mil milhões de dólares e que até 2030 haverá mais 500 milhões de pessoas a desenvolver problemas de saúde que podem ser evitados através de uma atividade física regular.
Os níveis de inatividade física nos adolescentes são superiores a 80% e o impacto total da pandemia COVID-19 nos níveis de atividade física das crianças ainda não é conhecido. Se não forem tomadas medidas urgentes para inverter esta tendência, existe um risco real de as crianças e os jovens se tornarem, à medida que envelhecem, um elevado encargo sanitário e económico para a sociedade.
Como a indústria de artigos desportivos e de fitness pode ajudar a enfrentar a crise da inatividade física:
As indústrias de artigos de desporto e de fitness do setor privado assumem os seguintes compromissos, que serão concretizados através da colaboração das várias partes interessadas:
  1. Aumentar a sensibilização para a crise, uma vez que esta não está a receber atenção suficiente por parte dos governos ou dos meios de comunicação social e necessita de uma resposta estratégica e coordenada mais forte por parte do setor privado.
  2. Apoiar as pessoas para que levem vidas fisicamente mais ativas, tirando partido da experiência e oferta das indústrias do desporto e da atividade física.
  3. Aproveitar o poder dos grandes eventos desportivos para aumentar a sensibilização para a importância da atividade física e realizar iniciativas a nível comunitário dirigidas às pessoas inativas.
  4. Criar parcerias no seio da comunidade empresarial e entre setores para co-criar uma nova era de saúde no local de trabalho, viagens ativas e iniciativas de atividade física que encorajem os empregados a adotar estilos de vida ativos e saudáveis.
As indústrias de artigos desportivos e de fitness já estão a trabalhar arduamente para combater a inatividade física através de intervenções específicas a nível comunitário. No entanto, estamos a apelar a uma abordagem mais colaborativa que produza um maior e rápido impacto.

Estamos unidos na convicção de que a atividade física tem múltiplos benefícios. Por exemplo, a promoção de deslocações ativas tem benefícios diretos tanto para a saúde como para a proteção do Planeta. Reconhece-se também que uma educação física de qualidade nas escolas beneficia diretamente a saúde mental e os resultados académicos dos jovens.

Colaborar para promover mudanças significativas
As indústrias de artigos desportivos e de fitness estão empenhadas em trabalhar conjuntamente com decisores políticos e a OMS para combater os níveis globais de inatividade física. Como uma voz unida, apoiamos plenamente a OMS no seu trabalho de implementação do Plano de Ação Global para a Atividade Física (GAPPA). Os novos dados sobre a inatividade revelam que o mundo não está no bom caminho para atingir o objetivo da OMS de uma redução de 15% na prevalência global da inatividade física em adultos e adolescentes até 2030.