Doente renal parte com a família à volta do mundo

Report this content

Filipe Almeida é um viajante fora do comum que se prepara para uma viagem épica na próxima sexta-feira, dia 29 de Março. Com uma doença renal diagnosticada na infância, atualmente em tratamentos de hemodiálise três vezes por semana, Filipe é o rosto da aventura mas também da determinação ao lançar-se numa viagem à volta do mundo com a família, a sua mulher Catarina e o filho Guilherme.

Para todos os doentes renais, Filipe é uma inspiração!
Durante um ano, a família que já podíamos seguir no instagram @allaboardfamily e no blog familiar https://allaboardfamily.com/, vai passar por 30 países, integrando as rotinas, devidamente programadas, associadas aos necessários cuidados de saúde, mostrando que é possível integrar uma doença crónica e o seu tratamento com o levar a cabo de uma vida plena e da prossecução dos seus sonhos.
A viagem de Filipe, Catarina e Guilherme (o seu filho com quase dois anos) passará por vários países europeus como Espanha, França, Itália, Grécia, Croácia, Albânia, Hungria, República Checa, Polónia, Lituânia e Holanda e lugares mais distantes tais como as Bahamas (o primeiro destino após a partida de Lisboa), Cuba, México, a Turquia, Israel, a Jordânia, a África do Sul, Indonésia, Taiwan, Tailândia, Índia, Maldivas, Sri Lanka, Austrália, Fiji, Nova Zelândia e Brasil, país no qual está previsto o término da viagem, em Março de 2020. Incluirá também Portugal, onde Filipe regressará periodicamente para revisão da sua condição clínica.

É de realçar a dimensão da aventura, invulgar para um doente crónico, dependente de um tratamento ao qual não poderá faltar, dia sim dia não. Na verdade, Filipe e Catarina pretendem com a sua viagem, servir de inspiração para todos os doentes renais crónicos que sentem temor de viajar e de usufruir da sua liberdade de movimentos bem como para outras famílias que viagem com crianças.
Uma inspiração para todos os doentes renais

A doença renal foi diagnosticada a Filipe Almeida quando este tinha apenas 12 anos. Sendo de etiologia imunológica, de origem genética, era de esperar que se desenvolvesse na idade adulta.
Há apenas um ano e meio – 10 dias antes de Filipe e Catarina serem pais – atingiu o estadio 5; o mesmo é dizer que atingiu a fase na qual é imprescindível a substituição da função renal. Aceitar esta nova condição não foi fácil, mas Filipe decidiu não desistir dos seus projetos de vida e, com o apoio de Catarina, resolveram empreender esta viagem à volta do mundo, provando que não existem impossíveis para os doentes renais.

O casal empenhou todos os seus esforços para empreender este sonho. O blog que, em conjunto criaram, e onde já revelaram vários pontos da sua rotina - www.allaboardfamily.com – servirá de plataforma para relatar a sua experiência de vida, como um diário para o filho, como uma fonte de inspiração para todos os doentes renais.
Por trás da viagem, prestando todo o apoio logístico na parte dos tratamentos da hemodiálise, estará a Diaverum, multinacional de origem Sueca, presente em Portugal (e responsável pela clínica na qual o Filipe é paciente regular) que, desde o primeiro minuto não olhou a esforços para ajudar a tornar o sonho de Filipe e da sua família uma realidade que inspire outros doentes a viverem uma vida plena de atividade, não sequestrada pelos tratamentos de hemodiálise.

Durante um ano Filipe Almeida será um verdadeiro embaixador desta causa, dando um testemunho real sobre a sua capacidade de integrar a doença crónica na sua vida, nunca abdicando da felicidade de concretizar os seus sonhos.

Sobre a DIAVERUM
A Diaverum é a maior prestadora independente na Europa e um dos líderes mundiais na área dos serviços de saúde renal. A empresa tem 25 anos de experiência na área da dialise e um serviço único com o foco na excelência médica e na gestão do tratamento da doença renal, assim como no individuo de uma forma integral. Atualmente a Diaverum integra 11000 pessoas que trabalham para mais de 34000 pacientes em 19 países da Europa, América Latina e Medio Oriente. A Diaverum foi fundada na Suécia e tem 26 clínicas em Portugal.

Tags: