Em 5 minutos Coopérnico garante investimento em sistema fotovoltaico para autoconsumo em Hospital

60.750 euros foram garantidos em cinco minutos pelos cooperantes da Coopérnico - cooperativa de energias renováveis, para um projeto de sistema fotovoltaico para autoconsumo (UPAC) que irá funcionar no Hospital de Santa Isabel, pertencente à Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Marco de Canaveses. Coopérnico tem mais três UPAC em carteira, desta vez em residências seniores da Associação de Solidariedade Social dos Professores.

No Hospital de Santa Isabel, o sistema tem uma potência de 110,4 kW e vai produzir 162.185 kWh/ano, sendo capaz de abastecer o equivalente ao consumo anual de 62 famílias, evitar a emissão de 104 toneladas de dióxido de carbono e poupar uma média prevista de 7.620 euros por ano, nos primeiros 10 anos, e 23.031 euros ao ano, durante os 15 anos seguintes. A SCM de Marco de Canaveses torna-se assim "prosumidora", aumentando a energia produzida e consumida localmente.

A Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses tem como missão oferecer serviços de saúde, de apoio social e de responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da Instituição à comunidade.

Nuno Brito Jorge, presidente da direção da Coopérnico, afirma que "as cooperativas de energia renovável têm como missão acelerar a transição para um setor energético mais verde, descentralizado e democrático ao envolver os cidadãos, empresas e setor social enquanto consumidores e produtores ativos de energia. Ficamos confiantes que é este o caminho depois de vermos projetos como este investidos pelos membros da Coopérnico em tempo recorde.”

Mais três UPAC a caminho de organizações do terceiro setor

O próximo projeto fotovoltaico da Coopérnico vão ser na prática três sistemas fotovoltaicos para autoconsumo, em três residências seniores da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP) vão trabalhar em conjunto para a construção de três UPAC nas Residências seniores da Associação de Cascais, Porto e Setúbal.

Com esta nova parceria, a Coopérnico irá convidar os seus cooperantes a investir 46.000 euros em três centrais fotovoltaicas para autoconsumo, num total de 57kWp e uma produção renovável de 90 894 kWh por ano. A campanha de financiamento vai abrir em breve.

Qualquer pessoa pode ser membro e participar dos projetos disponíveis (saber mais em https://www.coopernico.org/pt/membership). Além do investimento em projetos de energias renováveis da economia social , a Coopérnico é também, desde 2020, comercializadora de energia elétrica, com um mix energético de origem 100% renovável, e está disponível para todo o território continental português (particulares e empresas).

Tags: