Vencer Autismo angaria 25 mil euros para combater o estigma do autismo

Report this content

A Vencer Autismo, uma organização não governamental sem fins lucrativos para Pessoas com Deficiência (ONG-PD) que tem como missão combater o estigma do autismo, recorreu à GoParity, a plataforma para investimentos sustentáveis em crowdlending, para obter um financiamento de 25 mil euros. Com os fundos angariados em menos de dois dias, a organização vai estender a sua atividade ao Brasil. Será este o futuro  do financiamento para as empresas da economia social?

A sustentabilidade financeira das entidades da Economia Social sem fins lucrativos assenta em modelos de trabalho voluntário, doações, subvenções, benefícios fiscais e linhas de financiamento governamentais, o que condiciona muitas vezes o crescimento destas organizações, a captação de talento, a atratividade do setor, a competitividade e a capacidade de resolução dos desafios sociais a que se propõem resolver.

Para a prossecução da sua missão, a Vencer Autismo optou por apostar num modelo inovador e desburocratizado de financiamento para estas organizações - o crowdlending, ou seja, uma campanha de financiamento colaborativo por empréstimo onde a GoParity recorre à sua comunidade de quase 11 mil investidores para financiar o projeto. Cabe à ONG devolver o empréstimo, com juros, no período estipulado.

“Na Vencer Autismo estamos a testar um modelo de financiamento diferente para expandir o nosso alcance para o Brasil. Fomos surpreendidos quando em menos de 36 horas conseguimos angariar 25 mil euros na GoParity. A rapidez e desburocratização dos processos em nada são comparáveis à banca, a prova de que o poder está nas pessoas - a quem recorremos para o financiamento - para maior impacto.” refere Joe Santos, Co-fundador da Vencer Autismo.

A campanha da Vencer Autismo permitiu a angariação de 25 mil euros em menos de 2 dias para a replicação e promoção do modelo da ONG no Brasil, bem como para a adaptação dos conteúdos de formação à realidade local. Caso o modelo se prove sustentável no país, a Vencer Autismo irá replicá-lo noutros países, alargando o seu impacto a mais geografias.

A Vencer Autismo tem como missão “reduzir o estigma do autismo, até ser compreendido e aceite por todos”

A Vencer Autismo atua na promoção da inclusão das pessoas com autismo, através do entendimento e redução do estigma a ele associado: até à data, mais de 55.000 pessoas assistiram aos eventos e palestras da Vencer Autismo, em mais de 60 cidades portuguesas. Só em 2020, em pleno ano pandémico, mais de 23.000 pessoas inscreveram-se nos diversos eventos - 98% das que assistiram, consideraram que a sua participação contribuiu muito para o seu entendimento acerca do Autismo. Atuando também na promoção da melhoria na qualidade de vida de crianças com autismo e dos seus cuidadores, questionados 6 meses depois dos workshops, 80% dos participantes afirmam que as crianças que acompanham estão consideravelmente melhores que antes da intervenção da Vencer Autismo.

Tags: