• DXC Portugal/

DXC Portugal anuncia as seis tendências que vão marcar a transformação digital das empresas em 2019

Report this content

Inovação digital, aplicações de IT e novas plataformas de IoT,  estão entre as tendências digitais das empresas para 2019, de acordo com as previsões da DXC Technology Portugal, a empresa líder no fornecimento de serviços e soluções integrais de serviços de IT end-to-end.

Segundo a DXC Technology Portugal, estas seis tendências vão marcar as mudanças de TI e as empresas deverão tê-las em conta para melhorar as suas estratégias digitais no próximo ano.

“A transformação das empresas está a acelerar à medida que se investe na estratégia digital para melhorar a eficiência operacional, criar novos mercados, redefinir a experiência do consumidor e conseguir poupanças para reinvestir num futuro digital,” afirmou Manuel Maria Correia, diretor-geral da DXC Technology Portugal. “Os líderes das empresas devem analisar como é que estas seis tendências vão influenciar a sua transformação digital, para que possam fazê-lo bem, aprender rápido e dar-lhe seguimento em 2019.”

Eis as seis tendências digitais que vão acelerar a transformação digital das empresas em 2019:

1) Empresas vão procurar a inovação dos seus negócios

Em 2019, as empresas vão tomar decisões mais alinhadas com a aposta na aceleração digital do negócio. Há expectativa de ver novos negócios, novos modelos de negócio e tecnologias, construídos a partir do digital. Uma estratégia digital unificada entre o negócio e as TI é a única forma de desbloquear as carências técnicas que impedem as empresas de explorar melhor a inovação digital. Tudo se resume a focar, acelerar a transformação digital, ter a capacidade para ser bem-sucedido e conseguir fazer crescer o negócio.

2) Empresas adotam plataformas IoT de última geração

À medida que as empresas se vão adaptando ao ambiente digital, as “coisas” pequenas tornam-se uma força impulsionadora para implementar plataformas de última geração em 2019. Este progresso vai permitir que grandes quantidades de dados específicos de cada indústria, provenientes da Internet das Coisas (IoT), sejam analisados, revelando correlações novas e hiperdimensionais que oferecem novo conhecimento e melhoram a tomada de decisão e os resultados do negócio.

3) Inovação na cloud

A indústria das TI continua a construir aquilo que se denomina por “Matrix”, a infraestrutura inteligente de TI que vai além da cloud para incluir edge computing, plataformas IoT, machine intelligence, realidade aumentada/virtual, blockchain, entre outros. As empresas vão desenvolver novas formas para aproveitar o Matrix, incluindo aplicações descentralizadas (DApps), que transferem o poder de um número pequeno de atores centrais para uma grande quantidade de participantes. Adicionalmente, uma mudança para aplicações relacionadas com eventos e arquiteturas sem servidor, as quais permitem que aplicações pequenas e específicas sejam executadas em ambientes leves como dispositivos de bolso ou de pulso.

4) Empresas entram na era da Tecnologia da Informação

A alavancagem da informação tornar-se-á uma competência fundamental em 2019. As empresas que experimentarem a tecnologia da informação vão dar-se conta de que a inteligência artificial e o machine learning podem melhorar a oferta de serviços e gerar novas fontes de receita – mas apenas com os algoritmos, a orquestração de modelos e os dados e infraestruturas corretos.

5) Empresas redefinem a experiência do consumidor em linha com a regulamentação de proteção de dados

Proteger os dados pessoais dos clientes vai obrigar as empresas a repensar a sua estratégia digital, quando se sentirem os efeitos totais do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. As empresas terão que criar ecossistemas de informação centrados na privacidade, tendo como base a análise e a segurança, de forma a possibilitar interações seguras e uma experiência para o cliente de qualidade.

6) Empresas vão começar a fechar os seus data centers

Os data centers das empresas estão a tornar-se menos relevantes à medida que a receção dos dados e os processos do negócio mudam para a cloud. Para operar de forma mais eficiente e entregar mais valor a partir dos seus dados, as empresas estão a mudar para fornecedores públicos de cloud, que possuem uma banda larga de enormes proporções e data centers estrategicamente colocados. A tendência vai-se desenvolver ao longo dos próximos três a cinco anos, com a migração da cloud a dar lugar a substitutos “construídos para a cloud”.

Recursos:

·      Seis tendências digitais que vão acelerar a transformação digital das empresas em 2019 no artigo e vídeo

·      Seis tendências digitais que vão acelerar a transformação digital das empresas em 2019 post no blog

Tags: