Edifício Anjos Urban Palace recebe certificação BREEAM “Excellent” na fase de design

Report this content

Lisboa, 25 de julho de 2024 – O Anjos Urban Palace, um palacete do século XIX localizado no Príncipe Real e o mais recente projeto de reabilitação da EastBanc Portugal, recebeu recentemente a distinção “Excellent” do BREEAM, concedida pela Building Research Establishment (BRE), tornando-se no primeiro edifício de retalho em Portugal e dos primeiros em escritórios a receber esta certificação ainda em Design Stage. Este edifício enriquecerá ainda mais a experiência local no Príncipe Real, ao oferecer ao bairro novos espaços para comércio, escritórios e restauração.

O certificado BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method) é obtido após uma avaliação independente e minuciosa, que analisa o desempenho de sustentabilidade ambiental e social dos edifícios. Este processo rigoroso considera diversos critérios, incluindo consumo de recursos energéticos e hídricos, gestão de materiais e resíduos, acessibilidade do edifício, além da saúde e bem-estar dos seus ocupantes.

No caso do Anjos Urban Palace, o certificado BREEAM destaca como boas práticas a utilização de materiais certificados e o reaproveitamento de materiais já existentes na obra e no edifício original; a redução dos consumos de água e energia, através do aumento da capacidade do sistema de gestão centralizada, permitindo o controlo em tempo real dos consumos do edifício e a redução das emissões de carbono; criação de um parque para bicicletas; implementação de um plano de controlo de poluição na fase de construção; ou a aplicação de práticas de construção com foco no bem-estar das equipas.

“Para a EastBanc Portugal, é uma prioridade apostar na sustentabilidade dos edifícios, pois as boas práticas não só valorizam os projetos, como são cada vez mais um requisito de investidores e utilizadores. Nos projetos de reabilitação urbana é comum encontrarmos mais barreiras e condicionantes à implementação de práticas sustentáveis, tornando ainda mais relevante esta certificação, atribuída ainda em fase de construção do edifício. Este representa um passo em frente no mercado e o compromisso da EastBanc para com o futuro”, afirma Tiago Eiró, CEO da EastBanc Portugal.

As obras de reabilitação do Anjos Urban Palace tiveram início em 2023, tendo conclusão prevista para o verão do próximo ano. Este projeto conta com uma área total de 3.250 m² e está a ser liderado pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura. O edifício vai albergar duas lojas e um restaurante com 650 m², além de quatro pisos de escritórios com luz natural e vistas para o rio, os jardins Botânico e do Príncipe Real e a cidade de Lisboa.

___________

SOBRE A EASTBANC

EastBanc Portugal é uma subsidiária da EastBanc Inc., uma empresa de desenvolvimento e gestão imobiliária especializada na aquisição, renovação, e gestão de ativos imobiliários com particular enfoque na regeneração urbana.

Fundada por Anthony Lanier e sediada em Washington DC, a EastBanc é especializada na promoção e gestão imobiliária, procurando alcançar uma valorização a longo prazo dos ativos comerciais, residenciais e turísticos.

Após a renovação dos bairros de Georgetown em Washington DC, a EastBanc tem vindo a investir em Portugal - particularmente no Príncipe Real - há mais de 20 anos. A sua intervenção incluiu a regeneração urbana, desde edifícios residenciais e de escritórios a empreendimentos comerciais de rua.

Até ao momento, a EastBanc já adquiriu mais de 20 edifícios em Portugal, tais como o Palacete Ribeiro da Cunha (agora EmbaiXada), o Palácio Faria (premiado quatro vezes melhor renovação residencial em Portugal em 2020), e outros palacetes - na sua maioria edifícios exclusivos e históricos -, tornando-se assim um dos principais promotores imobiliários do mercado português no domínio da regeneração urbana. Atualmente detém cerca de 40.000m2 de Área Bruta Locável (ABL) em promoção e gestão imobiliária, e integra uma variedade de projetos, desde propriedades comerciais a escritórios, habitação, residências de estudantes a hotéis.

A empresa segue uma estratégia a longo prazo e de desenvolvimento contínuo dos seus ativos, aliada a aquisições no seu bairro de eleição (o Príncipe Real) e noutras zonas da cidade, sempre em busca de regeneração urbana, associado com a procura de projetos de maior envergadura noutras zonas da cidade e de maior dimensão.

Mais informações em http://www.eastbanc.pt/.

Tags: