• EDPR/

BEI e BPI disponibilizam à EDP Renováveis 112 milhões de euros para a construção e operação de dois parques eólicos com uma capacidade total de 125 MW

COMUNICADO DE IMPRENSA
Lisboa, 12 de janeiro de 2021

• Os parques eólicos situam-se nos distritos de Coimbra e Guarda.
  • Serão criados 560 postos de trabalho durante a fase de implementação.
  • O financiamento do BEI é apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

O Banco Europeu de Investimento (BEI)  e o BPI vão disponibilizar 65 milhões de euros e 47 milhões de euros, respetivamente, à EDP Renováveis S.A. (EDPR), uma das principais produtoras de energia eólica do mundo, para financiar a construção e exploração de dois parques eólicos onshore com uma capacidade nominal total de 125 MW nos distritos de Coimbra e Guarda. O projeto é cofinanciado pelo Banco BPI e o financiamento do BEI é apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), o principal pilar do Plano de Investimento para a Europa.

Apoiada pelo BEI e BPI, a EDPR vai projetar, construir e explorar dois parques eólicos de média escala: Tocha II, com uma capacidade de 33 MW, e Sincelo, com uma capacidade de 92 MW. O parque eólico Tocha II situar-se-á a oeste, próximo da costa atlântica, no município de Cantanhede, distrito de Coimbra, e o parque eólico Sincelo situar-se-á nos municípios de Pinhel e Guarda, distrito da Guarda, no nordeste de Portugal. Este projeto terá também um efeito direto e positivo no emprego, uma vez que se espera que crie aproximadamente 560 postos temporários durante a fase de construção.

Quando estiverem em operação, os dois parques eólicos contribuirão para que Portugal cumpra as metas do Plano Energético e Climático, que prevê uma percentagem de 47 % na utilização de fontes renováveis no consumo final bruto de energia até 2030, bem como a meta vinculativa da Comissão Europeia de ter pelo menos 32 % do consumo final de energia proveniente de fontes renováveis até 2030.

Graças a este projeto cofinanciado, o BEI e o BPI reforçam o respetivo compromisso de financiamento sustentável, e apoiam iniciativas que respeitam o ambiente e que contribuem para prevenir e mitigar as alterações climáticas, bem como para a transição para uma economia de baixo carbono.

O banco da UE está a apoiar esta operação através de um empréstimo à energia verde, cujas características estão totalmente de acordo com os requisitos estabelecidos no programa Obrigações de Responsabilidade Ambiental. Consequentemente, é provável que esta operação seja alocada ao respetivo portefólio de operações de empréstimo financiadas pela emissão destas obrigações.

O Vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, responsável pelas operações do Banco em Portugalafirmou: «Este projecto emblemático reforça a nossa parceria com a EDP Renováveis e o compromisso do Banco na promoção da ação climática, do desenvolvimento económico e da coesão. Apoiar os objetivos de descarbonização de Portugal, ao mesmo tempo que promovemos o crescimento e a criação de emprego, é uma das principais prioridades do BEI. Se queremos tornar a recuperação económica pós-COVID verde e inclusiva, é fundamental promover o fornecimento de energia renovável e a sua ampla utilização pelo setor produtivo e pelos cidadãos.»

O Comissário para a Economia, Paolo Gentiloni, disse: «Este acordo entre o BEI e a EDP Renováveis, apoiado pelo Plano de Investimento para a Europa, é um vencedor tanto para o clima como para a economia. O financiamento, apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, financiará novos parques eólicos terrestres no oeste e norte de Portugal, ajudando o país a alcançar as ambiciosas metas que tem em matéria de planos energéticos e climáticos, bem como a criar novos empregos no processo

O CEO interino da EDP Renováveis, Rui Teixeira, afirmou: «Na EDP Renováveis, temos o prazer de contar com o apoio do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco BPI para o desenvolvimento de novos projetos que contribuirão para que Portugal atinja as metas do Plano Energético e Climático e as metas da Comissão Europeia, e também para a criação de mais de meio milhar de postos de trabalho. Este projeto reforça o nosso compromisso para com o setor português das energias renováveis e a melhoria da qualidade de vida das gerações atuais e futuras. Reforça também o nosso papel-chave enquanto líder mundial no setor das energias renováveis.»

Pedro Barreto, Administrador do Banco BPI, disse: «O BPI é, desde há muito anos, parceiro do Grupo EDP e esta operação da EDP Renováveis vem reforçar, uma vez mais, essa parceria. A adoção de critérios ESG-Environmental, Social and Governance, no lançamento de operações de investimento, faz parte de uma nova tendência que terá uma relevância crescente, e muito importante, no futuro próximo. A participação nesta operação, em conjunto com o BEI - o que muito nos orgulha - coloca o Banco BPI como uma entidade de referência no financiamento a empresas portuguesas assente em princípios de sustentabilidade.»

Informação contextual
O banco climático da UE
O Banco Europeu de Investimento (BEI) é o maior fornecedor multilateral de financiamento do mundo para o combate às alterações climáticas. O Banco aprovou recentemente o Roteiro do Banco Climático para cumprir o ambicioso programa que visa mobilizar mil milhões de euros de investimento em ações climáticas e sustentabilidade ambiental durante a década crítica que termina em 2030. Para o efeito, o Banco aumentará gradualmente os financiamentos que afeta a estes objetivos para 50 % até 2025 e, a partir de 2021, todos os novos financiamentos do Grupo BEI serão alinhados com os objetivos do Acordo de Paris.

O BEI é o maior emitente de obrigações verdes do mundo, e foi a primeira organização a fazer uma emissão neste mercado em 2007.

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de crédito a longo prazo da União Europeia, e é detido pelos respetivos Estados-Membros. Disponibiliza financiamento a longo prazo para investimentos sólidos, visando contribuir para os objetivos políticos da UE.
O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) é o pilar principal do Plano de Investimento para a Europa. Oferece garantias de primeira ordem que permitem ao BEI investir em projetos cada vez mais arriscados. Os projetos e acordos aprovados para financiamento ao abrigo do FEIE mobilizaram até agora 535,4 mil milhões de euros de investimento, dos quais 16 % foram para projetos relacionados com a energia.
Encontrará mais informações sobre os resultados do Plano de Investimento para a Europa aqui.

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis, e é a terceira maior produtora mundial de energia eólica. Contando com um pipeline sólido de desenvolvimento, ativos de primeira classe e uma capacidade operacional líder no mercado, a EDPR passou por um desenvolvimento excecional nos últimos anos, e está atualmente presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e EUA). A EDPR está empenhada em promover o progresso social no domínio da sustentabilidade e da integração. Isto reflete-se na inclusão da empresa no índice de Igualdade de Género da Bloomberg e no facto de ter sido certificada como Top Employer 2020 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Reino Unido), ambos reconhecendo as políticas orientadas para os trabalhadores que implementa.

A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), principal acionista da EDPR, é uma empresa global de energia e líder na criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP está presente no Dow Jones Sustainability Index há 13 anos consecutivos.

Sobre o BPI
O Banco BPI centra-se na atividade de banca comercial em Portugal, oferecendo uma vasta gama de serviços e produtos financeiros a Clientes empresariais, institucionais e particulares. O BPI faz parte do Grupo CaixaBank, que desde o final de 2018 detém a totalidade do capital social do BPI. O BPI é a quinta maior instituição financeira a operar em Portugal no que respeita a ativos (37 mil milhões de euros), com quotas de mercado de 10,5 % em crédito e depósitos de Clientes.

Tags: