• Emma Portugal/

Dia Mundial do Sono | Mais de metade dos portugueses não acreditam que o uso do telemóvel afeta a sua experiência de sono

Report this content

• Perto de 50% dos inquiridos usa o telemóvel antes de adormecer
  • Mais de um quinto dos inquiridos faz scroll no telemóvel antes de se deitar, entre meia-hora a uma hora
  • A Emma - The Sleep Company quer provar o impacto do uso do telemóvel antes de dormir, com o desafio "Desconecta. Dorme Bem. Reconecta-te."

Lisboa, 7 de março de 2023 - Uma investigação realizada pela Emma - The Sleep Company mostra que entre 500 portugueses, mais de 50% não creem que a utilização do telemóvel antes de dormir tenha impacto na sua experiência de sono, sendo que mais de um quinto dos inquiridos faz scroll antes de se deitar, durante um período entre 30 e 60 minutos. A realidade é que quase metade dos inquiridos usa o telemóvel antes de adormecer e esta utilização tem impacto na qualidade de sono das pessoas. Por isso, no âmbito do Dia Mundial do Sono, que irá ocorrer no dia 17 de março, a empresa alemã desafia os portugueses a participarem no desafio "Desconecta. Dorme Bem, Reconecta-te", de modo a quebrar estas rotinas incorretas e melhorar a experiência de sono dos envolvidos.

Os resultados mostram que esta habituação aos nossos telemóveis deve-se muito à as notificações push que estes geram, o que leva a que fiquemos viciados e com a necessidade de obter a dopamina gerada por estes fatores. Assim, os sintomas de abstinência podem surgir mesmo quando não utilizamos o nosso telemóvel durante algum tempo.

Para Theresa Schnorbach, Team Lead da equipa de Sleep Research da Emma - The Sleep Company: "A utilização do telemóvel à noite é sempre um tema muito debatido. Embora os estudos não concordem inteiramente sobre se a luz brilhante nos desperta realmente, os cientistas e os entrevistados concordam que o conteúdo que consumimos nos nossos telemóveis (especialmente redes sociais e serviços de mensagens) mantém-nos acordados e muitas vezes impedem-nos de ir para a cama quando deveríamos. Isto é algo que devemos ter consciência. Pôr o telemóvel de lado no início da noite e ler um livro, tomar um banho quente, ou fazer exercícios de relaxamento pode muitas vezes ajudar a ter uma melhor experiência de sono. Afinal de contas, isto não põe em risco o nosso sono; pelo contrário, está mesmo provado que nos ajuda a dormir melhor."

"Desconecta. Dorme Bem. Reconecta-te."

O desafio "Desconecta. Dorme Bem. Reconecta-te." é um desafio de 10 dias, que consiste em 3 objetivos a cumprir:
  1. Colocar o telemóvel fora do teu quarto para um ambiente de sono mais agradável;
  2. Escolher dois momentos por dia para desconectar e fazer algo que se goste;
  3. Entrar em "Modo de Sono" depois das 20:30 e desligar todas as notificações.

Todos podem participar neste desafio, mas a Emma - The Sleep Company irá oferecer cinco cestos (cada um com um livro de culinária, um livro de ficção, um kit de pintura, um kit de cultivo, um kit de cosméticos, um despertador analógico e um diário do sono) aos cinco participantes que demonstrarem, de uma forma criativa, como é que esta atividade poderá melhorar a sua experiência de sono. Os vencedores serão anunciados no dia 13 de março. Para saber mais sobre este desafio e poder participar, aceda ao seguinte link.

Imagens em alta resolução: https://we.tl/t-11Onur8LsE

Sobre a Emma – The Sleep Company (Emma Sleep GmbH):

A Emma - The Sleep Company é uma empresa administrada pelo seu fundador e a marca líder mundial de sono de venda direta ao consumidor. Fundada em 2015 pelo Dr. Dennis Schmoltzi e Manuel Mueller na Alemanha, a empresa está presente em mais de 30 países e alcançou uma faturação de 873 milhões de euros em 2022, registando uma taxa de crescimento de 35% em relação ao ano anterior.
Os produtos Emma® são vendidos através de uma abordagem omnicanal, incluindo D2C/online, marketplaces e mais de 3.500 lojas físicas. A Emma colabora com sucesso com mais de 200 retalhistas. Os mais de 1000 membros da equipa da Emma trabalham em todo o mundo, com escritórios em Frankfurt (Alemanha), Manila (Filipinas), Lisboa (Portugal), Cidade do México (México) e Xangai (China).

Para mais informações sobre a Emma-The Sleep Company, visite team.emma-sleep.com/press
Para obter mais informações sobre os produtos, visite www.colchaoemma.pt

Tags: