• Employland GmbH/

Enfermeiros de cuidados geriátricos, enfermeiros, obstetras: A Alemanha está à procura de profissionais qualificados em todo o mundo

Report this content

Hamburgo – A procura por pessoal de enfermagem aumentou quase 50% desde 2015 na Alemanha([i]). Atualmente faltam 35 000 profissionais no setor da enfermagem e dos cuidados geriátricos. Em relação aos obstetras, o cenário é semelhante: o número de anúncios de emprego duplicou desde 2017([ii]). Até 2030 a falta de pessoal no setor da saúde irá aumentar para um milhão – para além de 165 000 médicos, faltam 800 000 profissionais não médicos([iii]). Sem a imigração nestas profissões os setores da saúde e da enfermagem estão num problema sem solução.

A Alemanha tem falta de pessoal de cuidados geriátricos. Atualmente demora cerca de meio ano para conseguir uma vaga nos cuidados geriátricos. E não há melhorias à vista – graças ao desenvolvimento demográfico, cada vez mais pessoas precisarão de cuidados na Alemanha, que cada vez mais tem falta de profissionais da área. Esta tendência não afeta apenas os enfermeiros e os enfermeiros de cuidados geriátricos, mas obstetras e parteiros também são um recurso escasso. A iniciativa «Mother Hood», dirigida aos pais, em 2017 emitiu um aviso às grávidas: em diversas partes da Alemanha não podia ser garantido um parto seguro devido ao fecho de maternidades e à falta de médicos obstetras([iv]).

Apenas uma forte imigração nestas áreas pode resolver o problema. Mas como é que as pessoas interessadas provenientes de outros países podem encontrar o trabalho ideal na Alemanha? Como unir o que deve estar junto: profissionais qualificados e empregadores atrativos? Como proceder em relação aos regulamentos de reconhecimento de qualificações e vistos de residência? Que condições devem ser cumpridas para trabalhar na Alemanha?

Conhecimentos de alemão do nível B

Conhecimentos de alemão do nível B2 são um requisito para trabalhar na área da saúde e da enfermagem. Também se pode candidatar com conhecimentos de nível A2. Com cursos de línguas adequados e o apoio da futura entidade patronal, estes conhecimentos podem ser aprofundados na Alemanha e melhorados para o nível B2 necessário.

Os empregadores alemães contactam os profissionais qualificados

Se for de outro país, procurar um trabalho na Alemanha pode ser dispendioso. Como alternativa, os profissionais qualificados de todo o mundo podem registar-se na nossa plataforma de mediação www.employland.de e criar um perfil pessoal. Os empregadores alemães procuram na plataforma novos colaboradores e, contactam-nos. O candidato não tem quaisquer encargos com a mediação. Além da mediação, a Employland trata dos pedidos e das formalidades legais como, por exemplo, o visto de residência ou a obtenção do reconhecimento da qualificação, que são requisitos para o exercício de profissões do setor médico. Os custos dos serviços legais são geralmente suportados pela empresa que recrutou um novo colaborador com sucesso.

Governo federal planeia um acesso mais fácil ao mercado de trabalho alemão

A crise dos profissionais qualificados não afeta só os setores da saúde e enfermagem, mas é também bastante evidente em muitas outras áreas. Para contrariar esta tendência, o governo federal planeia facilitar o acesso ao mercado de trabalho alemão com uma lei de imigração para profissionais qualificados.

Sem uma taxa de imigração correspondente, até 2030 faltarão cinco milhões de trabalhadores na Alemanha, com uma perda de lucros superior a 500 mil milhões de euros, de acordo com o prognóstico da empresa de consultoria Korn Ferry([v]). Neste contexto, uma lei de imigração para profissionais qualificados está mais do que atrasada. Nos setores da saúde e enfermagem já existem boas condições de acesso, mas sem qualquer tipo de apoio ainda é difícil encontrar o caminho no mercado de trabalho alemão.

[i] https://www.hiringlab.org/de/blog/2018/04/10/der-arbeitsmarkt-fuer-auslaendische-pflegekraefte-in-deutschland/

[ii] https://www.hiringlab.org/de/blog/2018/05/07/hebammenmangel-arbeitsmarkt-kommt-in-bewegung/

[iii] http://www.pwc.de/de/gesundheitswesen-und-pharma/assets/fachkraeftemangel.pdf

[iv] http://www.spiegel.de/karriere/geburtshilfe-warum-es-in-deutschland-nicht-genug-hebammen-gibt-a-1194402-druck.html