Mês Europeu da Cibersegurança: durante o mês de outubro, descubra como estar em linha em segurança

Quer saber como estar em linha em segurança? Durante o mês de outubro de 2015, participe numa das dezenas de eventos, seminários em linha e outras ações que fazem parte do Mês Europeu da Cibersegurança, a campanha da UE para promover a cibersegurança, que arranca hoje em Bruxelas. Há mais de 100 eventos e atividades em 25 países (ver lista a seguir) que visam contribuir para que todos nós saibamos proteger-nos das ciberameaças, através de aconselhamento sobre segurança da informação, concursos, oportunidades de formação e partilha de boas práticas. A campanha tem por tema «A cibersegurança é uma responsabilidade partilhada — Pare. Pense. Ligue-se.» e convida as pessoas a saber mais sobre segurança em linha e a ajudar os outros a protegerem-se contra as ciberameaças. A Estratégia para o mercado único digital vai contribuir para acelerar o fornecimento, pela indústria da UE, de soluções mais seguras e para estimular a sua utilização por todos na Europa: este objetivo será atingido principalmente através da criação de uma parceria público-privada no domínio da cibersegurança das tecnologias e redes em linha, bem como da revisão da Diretiva «privacidade e comunicações eletrónicas» (ambas previstas para 2016).

O Mês Europeu da Cibersegurança celebra-se pelo terceiro ano consecutivo e é organizado pela Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), a Comissão Europeia e mais de 100 parceiros de toda a Europa (autoridades locais, governos, universidades, grupos de reflexão, ONG e associações profissionais). A campanha tem igualmente uma dimensão internacional: descubra aqui a campanha dos EUA neste domínio.

Andrus Ansip, Vice-Presidente da Comissão responsável pelo Mercado Único Digital, afirmou: «A segurança contra ciberataques tornou-se um aspeto crucial para a confiança dos consumidores na economia em linha. Mas não poderemos tirar o melhor partido das oportunidades oferecidas pelas ferramentas digitais e redes em linha se não pudermos confiar nelas. É vital aumentar a sensibilização para os riscos e ameaças, bem como para o facto de a cibersegurança ser uma responsabilidade partilhada, de forma a que, quando estiverem em linha, as pessoas possam fazer escolhas mais informadas e proteger-se contra os riscos» (leia o texto integral do artigo do blogue).

O Comissário Günther Oettinger, responsável pela Economia e Sociedade Digitais, declarou: «Para tornar o mundo digital um lugar seguro para todos, todos temos que contribuir: decisores políticos, investigadores, empresas, cidadãos. No entanto, para que os europeus possam beneficiar plenamente das vantagens de uma Internet segura, têm igualmente de estar conscientes dos riscos que enfrentam em linha e saber como desempenhar um papel ativo para a sua própria segurança no dia-a-dia. O Mês Europeu da Cibersegurança é uma grande oportunidade para difundir boas práticas e aumentar o nível global de conhecimento, aumentando assim a cibersegurança na UE».

O diretor executivo da ENISA, Prof. Udo Helmbrecht, afirmou: «À medida que as nossas sociedades continuam a digitalizar-se e que nos aproximamos da era da Internet das coisas e das cidades inteligentes, as competências informáticas e a segurança em linha são recursos essenciais que temos de desenvolver e reforçar constantemente. A ENISA está a criar toda uma comunidade da segurança das redes e da informação em torno da iniciativa «mês da cibersegurança».

Ação! Acontece em outubro

O Mês Europeu da Cibersegurança ocorre durante todo o mês de outubro, com cada semana a incidir sobre um tema diferente.

1.ª semana — 1 a 4 de outubro: Formação em cibersegurança para trabalhadores

2.ª semana — 5 a 11 de outubro: Criação de uma cultura de cibersegurança no trabalho

3.ª semana — 12 a 18 de outubro: Semana da programação para todos

4.ª semana — 19 a 25 de outubro: Conhecer as soluções de computação em nuvem para todos

5.ª semana — 26 a 31 de outubro: Mercado único digital para todos

O Mês Europeu da Cibersegurança acontece na Bélgica, República Checa, Alemanha, Estónia, Grécia, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Letónia, Lituânia, Irlanda, Hungria, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Finlândia, Suécia, Áustria, Chipre, Luxemburgo, Noruega e Islândia.

No decurso de cada semana, a ENISA e a Comissão vão publicar relatórios e organizar eventos e atividades centradas em torno de cada um destes temas. Estes eventos incidem na formação, cimeiras estratégicas, apresentações de caráter geral para os utilizadores, questionários em linha, etc.

Todas as semanas, a ENISA publicará novos elementos aqui.

Pode encontrar conselhos da ENISA sobre como estar seguro em linha para educadores, trabalhadores, peritos informáticos ou simples utilizadores.

Na quinta-feira, dia 8 de outubro às 22h00 (hora de Bruxelas) realiza-se uma conversa no Twitter com os nossos homólogos dos EUA. Siga-nos em direto em #CyberSecMonth ou #ChatSTC.

Responda a este questionário para saber se está seguro em linha

Descubra as infografias com informações sobre segurança.

Confiança e segurança no mercado único digital

A Comissão Europeia contribui para esta finalidade de diversas formas: criando um quadro jurídico para melhorar as capacidades de cibersegurança na Europa (nomeadamente através da Estratégia da UE para a Cibersegurança e da Diretiva «Segurança das Redes e da Informação»); trabalhando no sentido de garantir a privacidade das comunicações em linha (nomeadamente através da Diretiva da UE relativa à proteção de dados e da Diretiva «Privacidade e Comunicações Eletrónicas»); apoiando a investigação e desenvolvimento de ponta em matéria de cibersegurança (com um investimento de cerca de 500 milhões de euros do programa Horizonte 2020), através do reforço das nossas capacidades industriais de segurança informática. A luta contra a cibercriminalidade também é um pilar essencial da Agenda Europeia para a Segurança, publicada em abril. A Comissão está igualmente a aumentar a sensibilização sobre cibersegurança entre o seu próprio pessoal, oferecendo formação e lançando uma campanha dedicada a esta questão no início deste ano.

Ligações úteis

-      A cibersegurança e a privacidade na Agenda Digital

-      Mês Europeu da Cibersegurança - outubro de 2015

-      Concurso Europeu da Cibersegurança

-      Cursos universitários e programas de certificação na Europa sobre a segurança das redes e da informação

-      Consulte aqui a lista completa das atividades em toda a Europa.

-      Siga a evolução no Twitter em #CyberSecMonth, #OctoberNIS e @CyberSecMonth

-      Inspire-se com as histórias dos nossos embaixadores da cibersegurança

Documentos & Links