JÁ SÃO CONHECIDAS AS ESCOLAS FINALISTAS DO POLO III

Report this content

CASA DA CULTURA DE ÍLHAVO ESGOTADA EM TRÊS DIAS DE ESPETÁCULOS DE TEATRO, DANÇA E MUITA ALEGRIA

Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima de Esgueira (Aveiro), Agrupamento de Escolas de Mira e Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro) são as escolas apuradas do Polo III das Escolíadas Glicínias Plaza, que decorreu este fim-de-semana na Casa da Cultura de Ílhavo. As três vão participar na final deste Polo, que tem lugar no Teatro Aveirense, a 20 de maio.

A Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima de Esgueira foi a escola mais pontuada nas sessões do Polo III, das Escolíadas Glicínias Plaza 2018, com 227 pontos. A segunda escola mais pontuada foi o Agrupamento de Escolas de Mira, com 225 pontos, seguindo-se, em terceiro lugar, o Agrupamento de Escolas José Estêvão, com 217 pontos. As três escolas mais pontuadas rumam agora ao Teatro Aveirense, para disputar a final do Polo, no dia 20 de maio.

As nove escolas participantes - Escola Secundária de Oliveira do Bairro, Colégio de Calvão (Vagos), Agrupamento de Escolas José Estêvão (Aveiro), Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré (Ílhavo), Agrupamento de Escolas de Mira, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento (Aveiro), Escola Secundária de Vagos, Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Mealhada) e Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Esgueira – Aveiro) – subiram ao palco da Casa da Cultura de Ílhavo com muita garra, trabalho, empenho e vontade de vencer. O resultado de muitos meses de ensaio foi apresentado ao público nas provas nas áreas do Teatro, Música e/ou Dança, Artes Plásticas e Claque. A sua prestação foi avaliada por um júri composto por representantes da Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC), Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC-IPC).

O público, que esgotou a Casa da Cultura de Ílhavo nas três sessões, foi presenteado com momentos artísticos onde a crítica mordaz, a poesia, a manifestação da frustração e do desalento, e também a comédia serviram de veículo para tratar os mais variados temas da sociedade, percecionada pelo olhar da juventude. A evolução, a vida e obra de Fernando Pessoa, as ondas, o fim, o medo, o Mundo ao contrário, a sobrevivência, o cinema e os sonhadores involuntários foram os temas escolhidos pelas escolas participantes.

Agora seguem-se as sessões do Polo I, nos dias 11 e 12 de maio no Pavilhão Multiusos de Viseu, que contarão com a presença das seguintes escolas: Escola Secundária de Viriato – Viseu, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, Escola Secundária de Carregal do Sal, Escola Secundária de Tondela, Agrupamento de Escolas de Mortágua, Agrupamento de Escolas de Molelos, Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira e Escola Profissional de Carvalhais – S. Pedro do Sul.

?(Comunicado integral em anexo)

Tags: