BESI México obtém notação de longo prazo “A ”

Report this content

A subsidiária mexicana do Espírito Santo Investment Bank, Lusitânia Capital, obteve da HR Ratings, a notação de longo prazo “A ” em escala local. Esta atribuição reflecte a forte capacidade do banco, enquanto emitente, de oferecer segurança aceitável para o pagamento oportuno de responsabilidades de dívida e com baixo risco de crédito perante cenários económicos adversos.

Esta notação de rating situa-se acima do exigido pelos gestores de fundos de pensões locais (Afores) para investimento. Para o presidente da Comissão Executiva do BESI, José Maria Ricciardi: “A atribuição do rating de A , em escala local, constitui um importante passo para o desenvolvimento das nossas actividades neste importante mercado porque nos permite crescer no volume de operações em Pesos Mexicanos e apoiar os importantes programas de infra-estruturas do Chefe de Estado e de Governo dos Estados Unidos Mexicanos, o Presidente Enrique Peña Nieto .”

A HR Ratings é uma das quatro agências autorizadas a atribuir notações de risco de crédito no mercado mexicano pela Comisión Nacional Bancaria y de Valores (CNBV) e está registada na Securities and Exchange Comission (SEC) enquanto emissor de notações de rating nos EUA.

A Lusitânia Capital foi constituída pelo BESI no primeiro trimestre de 2013, para permitir a execução de transacções de crédito em moeda local e apoiar as actividades de Fusões e Aquisições, bem como de Mercado de Capitais. Tendo iniciado formalmente a sua actividade em Maio de 2013, concretizou já várias transacções no mercado mexicano.

Sobre as “notações de longo prazo”:

A notação de longo prazo reflecte a capacidade de um emitente atender às suas responsabilidades financeiras. As categorias variam desde a mais alta, 'AAA', à mais baixa, 'D'. As notações entre as categorias 'AA' e 'CCC' podem também incluir um sinal de mais ( ) ou de menos (-).

As categorias de topo, desde 'AAA' a 'BBB', são consideradas pelo mercado como de grau de investimento pelo que, a notação obtida pelo BESI México “AA, vulgo, A ” significa Capacidade muito forte para cumprir os compromissos financeiros.

Tags: