• Esporão/

30 vindimas inesquecíveis depois, David Baverstock termina o seu percurso no Esporão

LISBOA, 10 DE DEZEMBRO DE 2021

Imagens em alta resolução em: https://bit.ly/3ov0Abo

O enólogo David Baverstock termina o seu percurso no Esporão. Considerado uma referência na enologia em Portugal, tendo contribuído para a construção do reconhecimento e notoriedade do Esporão, do Alentejo e de Portugal, David deixa um legado de sucesso e inovação.

“O David é uma parte importante da história do Esporão, mas também influenciou de forma profunda o quanto se passou em Portugal, no importante sector da economia que é a vitivinicultura, nos últimos 30 anos”, refere José Roquette, presidente do Esporão.

Para o Esporão, o contributo de David jamais será esquecido: “Foram 30 incríveis anos, 30 inesquecíveis vindimas, vinhos que ficam para a história e muitas histórias para contar, construindo o reconhecimento e notoriedade do Esporão, e um contributo único na (r)evolução dos vinhos portugueses desde os anos 90. Foi assim o ciclo, que agora termina, da passagem do David pelo Esporão. A sua visão, talento, inquietude e energia positiva marcaram todos os que tivemos o privilégio de partilhar com o David estes anos. A obra, a amizade, o carinho e a admiração ficarão para sempre. Continuaremos a pôr a fasquia mais alta, como o David sempre fez, neste novo ciclo na enologia da Herdade do Esporão, e desejamos ao David mais 30 anos de sucesso, sempre por perto e com a mesma alegria”, refere João Roquette, CEO do Esporão.

Sobre David Baverstock: Natural de Adelaide, no sul da Austrália, David Baverstock apaixonou-se por Portugal há 30 anos e é considerado um dos mais experientes e respeitados enólogos do nosso país. Prova disso foi a eleição como Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos, em 1999 e mais recentemente, pela revista Wine, em 2013. O seu percurso em Portugal inclui passagens por várias quintas do Douro: Quinta da Rosa (1991-2002), Quinta do Crasto (1994-1999) e Quinta do Fojo (1996-2000), tendo ainda trabalhado para o grupo Syminton Porto (1985-1991). Entre 1992 e 2019 liderou com todo o seu talento a equipa de enologia da Herdade do Esporão e em janeiro de 2020, continuando na direção de enologia, fica responsável pela cultura e educação vínica. O perfil e qualidade dos seus vinhos são fruto de décadas de experiência, competências técnicas, criatividade, e inovação, sendo um precursor da enologia moderna em Portugal. O seu trabalho na Herdade do Esporão e na Quinta dos Murças partiu de uma visão holística e focada na qualidade, dando especial atenção à investigação científica e empírica. Entre os métodos mais inovadores, destaca-se a aplicação de vinhas ampelográficas, a comparação de vinhos orgânicos e de viticultura integrada e a fermentação com leveduras seleccionadas e naturais. Em 2015 David Baverstock foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, na categoria de Mérito Agrícola.

Sobre o Esporão: Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo e do Douro, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo. Na região do Alentejo, o Esporão produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgem-extra. Aberto desde 1997, o Enoturismo da Herdade do Esporão é referenciado como um projecto pioneiro em Portugal e considerado pela Revista Wine – A Essência do Vinho, o ‘Melhor do Ano 2016’. Em 2017 a Herdade do Esporão assinalou 750 anos da sua delimitação. O Esporão alargou, em 2008, a sua presença e oferta à região do Douro com a compra da Quinta dos Murças, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão. 2018 fica marcado pela abertura do Enoturismo na Quinta dos Murças e pela aquisição da cerveja artesanal Sovina. Em 2019 o Esporão compra a Quinta do Ameal, na região dos vinhos verdes, onde são produzidos vinhos brancos de excelência a partir da casta Loureiro. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo. A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam os prestigiados prémios “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013” e o “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”, em 2014.  Em 2018, José Roquette, foi reconhecido com o Prémio ‘The Green lifetime Achievement’, no ‘The Drinks Business Green Awards’ e João Roquette foi considerado a ‘Personalidade do Ano 2018’, pela publicação Revista de Vinhos, nos prémios “Os Melhores do Ano 2018”. Em 2019 o Esporão assume um novo ciclo na identidade e na comunicação da empresa e das suas marcas com a campanha Mais.Devagar. Em 2020, o Esporão foi reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo, pela revista Drinks International, ficando em 13.º lugar no ranking dos The World’s Most Admired Wine Brands 2020.