Esporão apresenta Reserva Branco 2020

LISBOA, 09 de SETEMBRO DE 2021

Imagens em alta resolução em: https://bit.ly/3nhIZDG
©Esporão #istoéesporão @esporaoworld

O Esporão acaba de apresentar a colheita de 2020 do clássico alentejano Esporão Reserva Branco. Um vinho rico e harmonioso, com certificação biológica, que reflete a identidade do Esporão. Jorge Queiroz é o mais recente artista convidado para ilustrar, com a sua obra, os novos rótulos do Esporão.

Lançado em 1985, o Esporão Reserva foi o primeiro vinho produzido pelo Esporão e resulta numa combinação única das características das castas, dos solos, da maturidade das vinhas e das pessoas. Segundo a enóloga Sandra Alves, “o Esporão Reserva Branco é o nosso clássico. Um vinho rico, intenso e sempre harmonioso que exprime a singularidade e a diversidade da Herdade do Esporão”.

Proveniente de solos que variam entre granito e xisto de estrutura franco-argilosa, o Esporão Reserva Branco resulta unicamente das uvas da Herdade do Esporão que são colhidas à mão e depois vinificadas em depósitos de inox e barricas. Posteriormente, é feito um estágio de 6 meses em cubas de inox e em barricas novas de carvalho, sobre as borras finas.

Em 2020, um inverno e uma primavera mais amenos e chuvosos proporcionaram um bom restabelecimento das reservas hídricas da vinha que se traduziu num crescimento vegetativo. No verão, as temperaturas foram mais quentes e secas e a vindima antecipou-se cerca de 2 semanas face ao ano anterior. As condições climáticas, associadas ao conhecimento sobre a vinha adquirido ao longo dos anos permitiram uma vindima seletiva favorecendo a expressão e qualidade de cada variedade.

De cor palha com reflexos esverdeados e aspeto cristalino, o Esporão Reserva Branco 2020 revela um aroma de notas de toranja e alperce, com apontamentos de hortelã verde complementadas com pimenta branca e noz-moscada. No paladar apresenta um equilíbrio perfeito entre as frutas e especiarias. O seu final é intenso e persistente.

As novas colheitas do Esporão Reserva são ilustradas por Jorge Queiroz. Esta iniciativa surge no âmbito de convidar um artista todos os anos para enriquecer e personalizar os rótulos de cada colheita e já teve o privilégio de contar com o talento e generosidade de mais de 30 artistas Portugueses, 2 Angolanos, 1 Brasileiro e Holandesa.

Conheça melhor o Esporão Reserva Branco: https://youtu.be/thHQViwgg4s

PRÉMIOS

Wine Spectator
Top 100 Best Value | 2017

Wine Enthusiast
90 pts | 2019 | 2018 | 2015 | 2011
91 pts | 2009

Esporão Reserva Branco 2020 | 75 Cl – P.V.P. Recomendado com IVA €17

Sobre Jorge Queiroz: Frequentou o Ar.Co e depois de uma curta estadia em Londres no Royal College of Art ingressou na School of Visual Arts em Nova Iorque, em 1997, onde residiu durante os seis anos seguintes. Em 2004 estabeleceu-se em Berlim e tem hoje uma ampla presença internacional em galerias e museus. Destaque para a presença nas Bienais de Veneza 2003 e São Paulo 2004 a convite dos respetivos comissários Francesco Bonami e Alfons Hug. Expôs em instituições como o Centre Georges Pompidou (Paris, França), o MUDAM (Musée d’Art Moderne-Duc Jean, Luxemburgo), o Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto), Palais de Tokyo (Paris, França), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), o FRAC  Île-de-France Le Plateau (Paris, França), o Museu Walhof (Bielefeld, Alemanha), a Fundação Carmona e Costa (Lisboa), o Museum Boijmans Van Beuningen (Roterdão, Países Baixos), o FRAC Haute-Normandie (Sotteville-lès-Rouen, França), o Pavilhão Branco do Museu de Lisboa e a Galeria Zé dos Bois (Lisboa). Queiroz tem uma vasta presença em coleções particulares e institucionais, tais como o MoMA (Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, EUA), Centre Georges Pompidou (Paris, França), a Coleção MAAT/EDP (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Lisboa), o SFMOMA (Museu de Arte Moderna de São Francisco, São Francisco, EUA), a Fundação de Serralves (Porto), a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), o FNAC (Fonds National d’Art Cotemporain, Paris, França), a FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), a Coleção Caixa-Geral de Depósitos, o Deutsche Bank (Alemanha), a Fundação PLMJ (Lisboa), a Fundação Carmona e Costa (Lisboa), a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português (Lisboa), o Carré d’Art Musée d’Art Contemporain, (Nîmes, França), a CaixaFórum (Madrid, Espanha), o Banco Privado Português (Portugal), a Portugal Telecom, La Banque Postale (Paris, França), a Fundação Ilídio Pinho (Porto), o FRAC Haute-Normandie (Sotteville-lès-Rouen, França), a Fundación Helga de Alvear (Espanha), a Coleção Oberrauch-Zitt (Bolzano, Itália), a Coleção Per Amor a l’Art (Valencia, Espanha), a Coleção Daniel et Florence Guerlain (França), entre outras.

Sobre o Esporão: Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal e um dos maiores produtores de vinho biológico do mundo. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo e presente também no Douro e nos Vinhos Verdes, o Esporão é um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua actividade de forma sustentável e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo. Na região do Alentejo, o Esporão produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como os azeites virgem-extra Esporão, produzidos com azeitonas 100% locais e de forma 100% sustentável (onde se destacam o Biológico Olival dos Arrifes e os pioneiros monovarietais Cordovil e Galega). Aberto desde 1997, o Enoturismo da Herdade do Esporão é referenciado como pioneiro em Portugal e considerado pela Revista Wine – A Essência do Vinho, o ‘Melhor do Ano 2016’. Em 2017 a Herdade do Esporão assinalou 750 anos da sua delimitação.
O Esporão alargou, em 2008, a sua presença e oferta à Região do Douro com a compra da Quinta dos Murças, onde são produzidos vinhos especiais pelo sentido de lugar e baixa intervenção. 2018 fica marcado pela abertura do Enoturismo na Quinta dos Murças e pela aquisição da cerveja artesanal Sovina.  Em 2019 o Esporão compra a Quinta do Ameal, na Região dos Vinhos Verdes, onde são produzidos vinhos brancos de excelência a partir da casta Loureiro. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo. A qualidade dos seus produtos e a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam a referência na revista Time e os prestigiados prémios “The World’s Most Admired Wine Brands” pela revista Drinks International, “Sustainability of the year award” pela “The Drinks Business Green Awards 2013”, o “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”, em 2014, e várias vezes reconhecida como empresa do ano em Portugal pelas revistas da especialidade. Por três anos consecutivos o Azeite Olival dos Arrifes Biológico, foi distinguido como “O Melhor Azeite do Mercado” no Concurso Nacional de Azeites de Portugal. Em 2018, José Roquette, foi reconhecido com o Prémio ‘The Green lifetime Achievement’, no ‘The Drinks Business Green Awards’ e João Roquette foi considerado a ‘Personalidade do Ano 2018’, pela publicação Revista de Vinhos, nos prémios “Os Melhores do Ano 2018”. Em 2019 o Esporão assume um novo ciclo na identidade e na comunicação da empresa e das suas marcas com a campanha “Mais.Devagar.”.