Esporão lança a colheita 2018 do Esporão Reserva Tinto

O Esporão Reserva Tinto 2018 já está disponível. Esta colheita mantém o seu carácter clássico e intenso e reflecte a capacidade do Esporão em produzir, ao longo dos anos, grandes vinhos de forma consistente.

Lançado em 1985, o Esporão Reserva tinto foi o primeiro vinho feito pelo Esporão. Segundo a enóloga Sandra Alves, “este vinho tem uma identidade muito própria, pois reflecte os nossos solos, o nosso clima, as nossas uvas, as nossas gentes. É um vinho intenso, com complexidade aromática, com textura, intensidade e harmonia, transmite na perfeição a singularidade do território da Herdade do Esporão e o Alentejo”.

Produzido unicamente a partir de uvas da Herdade do Esporão que são colhidas à mão e depois vinificadas em separado em depósitos de pequena capacidade com controlo de temperatura. Posteriormente, o Esporão Reserva tinto estagia em barricas de carvalho americano e francês durante 12 meses, seguidos de no mínimo 8 meses em garrafa.

Em 2018, o Inverno foi seco e frio, a Primavera chuvosa e o Verão, apesar de ter tido temperaturas amenas, registou-se uma onda de calor no início de Agosto. As castas que melhor se adaptaram a estes eventos climatéricos, desenvolveram uma maturação lenta e regular, ideal para a concentração e complexidade dos vinhos tintos.

Com cor ruby intensa, revela aroma a compota de fruta preta, especiarias e baga de café. Na boca, o Esporão Reserva Tinto 2018 é intenso mas harmonioso, revelando notas de especiarias e chocolate preto. Tem um final persistente.

Com rótulo ilustrado pela fotógrafa Anne Geene, o Esporão Reserva Tinto 2018 é um vinho que conjuga a cultura universal do vinho e a arte.

PRÉMIOS
Robert Parker
90 Pts | 2017 | 2010 | 2007
91 Pts | 2016 | 2009
92 Pts | 2011

Wine Enthusiast
91 pts | 2017 | 2016 | 2015
92 pts | 2014 | 2013 | 2010 | 2006
93 pts | 2011

Wine Spectator
90 pts | 2014

Conheça melhor o Esporão Reserva Tinto:  https://www.youtube.com/watch?v=LRG_iFyvUI0

Esporão Reserva Tinto 2018 | 75 Cl – P.V.P. Recomendado com IVA €20

Sobre a Anne Geene: Artista holandesa, nascida em 1983. É na natureza que encontra inspiração para o seu trabalho. Uma combinação entre imagem fotográfica e ciência. Estudou fotografia na Royal Academy of Arts em Haia e conclui o mestrado em fotografia na Universidade de Leiden em 2012. Em 2014, ganhou a prémio Unseen Talent Award e o seu trabalho foi selecionado para várias exposições e coleções nacionais e internacionais. Com ’Ornithology’, um trabalho quase científico sobre pássaros, realizado em colaboração com Arjan de Nooy, venceu o prémio internacional de melhor livro de 2017 (Goldene Letter, buchmesse Leipzig). Em 2018, venceu o Volkskrant Visual Art Award, pela obra. O seu mais recente projeto ‘The Museum of the Plant’ foi parcialmente adquirido pelo Rijksmuseum Amsterdam

Sobre o Esporão: Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal e um dos maiores produtores de vinho biológico do mundo. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo e presente também no Douro e nos Vinhos Verdes, o Esporão é um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua actividade de forma sustentável e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo. Na região do Alentejo, o Esporão produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como os azeites virgem-extra Esporão, produzidos com azeitonas 100% locais e de forma 100% sustentável (onde se destacam o Biológico Olival dos Arrifes e os pioneiros monovarietais Cordovil e Galega). Aberto desde 1997, o Enoturismo da Herdade do Esporão é referenciado como pioneiro em Portugal e considerado pela Revista Wine – A Essência do Vinho, o ‘Melhor do Ano 2016’. Em 2017 a Herdade do Esporão assinalou 750 anos da sua delimitação.

O Esporão alargou, em 2008, a sua presença e oferta à Região do Douro com a compra da Quinta dos Murças, onde são produzidos vinhos especiais pelo sentido de lugar e baixa intervenção. 2018 fica marcado pela abertura do Enoturismo na Quinta dos Murças e pela aquisição da cerveja artesanal Sovina.  Em 2019 o Esporão compra a Quinta do Ameal, na Região dos Vinhos Verdes, onde são produzidos vinhos brancos de excelência a partir da casta Loureiro. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo. A qualidade dos seus produtos e a abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam a referência na revista Time e os prestigiados prémios “The World’s Most Admired Wine Brands” pela revista Drinks International, “Sustainability of the year award” pela “The Drinks Business Green Awards 2013”, o “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”, em 2014, e várias vezes reconhecida como empresa do ano em Portugal pelas revistas da especialidade. Por três anos consecutivos o Azeite Olival dos Arrifes Biológico, foi distinguido como “O Melhor Azeite do Mercado” no Concurso Nacional de Azeites de Portugal. Em 2018, José Roquette, foi reconhecido com o Prémio ‘The Green lifetime Achievement’, no ‘The Drinks Business Green Awards’ e João Roquette foi considerado a ‘Personalidade do Ano 2018’, pela publicação Revista de Vinhos, nos prémios “Os Melhores do Ano 2018”. Em 2019 o Esporão assume um novo ciclo na identidade e na comunicação da empresa e das suas marcas com a campanha “Mais.Devagar.”.