• Esporão/

Restaurante da Herdade do Esporão reconhecido com estrela Michelin e estrela Michelin Verde

COMUNICADO DE IMPRENSA
LISBOA, 15 DE DEZEMBRO DE 2021

Imagens em alta resolução em: https://bit.ly/31VONun

O restaurante da Herdade do Esporão, localizado em Reguengos de Monsaraz, foi reconhecido esta terça-feira com uma estrela Michelin e a estrela Michelin Verde. Chefiado por Carlos Teixeira, apresenta uma cozinha marcada pela sazonalidade, respeito pelo produto e pela natureza e com desperdício zero.

Na gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2022, realizada em Valência, a distinção de gastronomia mais conceituada do mundo destacou a qualidade dos ingredientes, a harmonia dos sabores, o domínio das técnicas, a identidade e a consistência que o chef expressa na sua cozinha.

“Esta distinção é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos, sempre focados na utilização dos produtos da nossa horta e em constante sintonia com os produtores locais. É com muito orgulho que recebemos este prémio, pois vem confirmar aquilo em que acreditamos cada vez mais: que os produtos que nos rodeiam não são uma limitação, mas sim o que nos inspira para fazermos a nossa cozinha. Uma cozinha sazonal, local e consciente. Continuaremos a dar forma a esta visão”, afirma o chef Carlos.

“É um momento importante, que vem valorizar o trabalho, a dedicação, a resiliência, a excelência e a consistência do chef e de toda a equipa do restaurante da Herdade do Esporão. É o reconhecimento de maior prestígio no mundo da gastronomia, e isso enche-nos de orgulho. Esta distinção, pelo seu carácter global, pela notoriedade que tem, é particularmente especial não só para toda as equipas do restaurante, dos enoturismos Esporão e restante empresa, mas também para a valorização do interior do país, do Alentejo e do seu património cultural único”, refere António Roquette, responsável pelo Enoturismo.

João Roquette, CEO do Esporão, refere que "É um reconhecimento especial e de prestígio internacional para o Esporão. Valoriza o talento, a atitude, os valores e a qualidade da equipa do restaurante, liderada pelo Carlos Teixeira.”

Além da estrela Michelin, o Guia Michelin Espanha e Portugal 2022 atribuiu ao Restaurante da Herdade do Esporão uma estrela Michelin Verde, um reconhecimento feito aos restaurantes com práticas sustentáveis. A estrela Michelin Verde destaca o trabalho do restaurante com fornecedores locais, as suas práticas de desperdício zero e a eliminação do plástico e outros materiais não recicláveis.

O restaurante da Herdade do Esporão utiliza nos seus menus produtos de uma extensa área de horta, produção animal própria, bem como uma área de floresta protegida, de onde recolhem produtos silvestres. A compostagem, a redução na utilização de plásticos e papel e a cozinha direccionada para o desperdício zero, são outras das práticas e compromissos que o restaurante assume.

Sobre o restaurante da Herdade do Esporão: Aberto desde 1997 e integrado no montado tranquilo da Herdade do Esporão, o restaurante abre-se ao exterior, junto da origem de todos os nossos produtos – a natureza, através da sua esplanada e da transparência para o interior. A decoração e arquitectura do espaço, utiliza os materiais locais, privilegiando a autenticidade e o conforto dos visitantes. Uma cozinha de ‘terroir’, de confecção e interpretação modernas, onde o centro é o produto. O produto alentejano, português, sazonal – o produto da terra. O produto como ponto de partida, onde a forma, a textura, a cor, e todas as suas melhores características são preservadas, extraindo o máximo de sabor. No menu de Carta Branca, a refeição fica nas mãos do Chef, que definirá um menu de degustação de 5 ou 7 momentos.

Sobre o chef Carlos Teixeira: Com 14 anos, Carlos Teixeira, iniciou o seu percurso em cozinha entrando na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, durante o qual fez dois estágios. Após terminar o curso ingressou na Licenciatura de Produção Alimentar em Restauração na ESHTE, onde teve a oportunidade de estagiar com Henrique Mouro, no Restaurante Assinatura e, no último ano, no Hotel Claris (5 estrelas), em Barcelona. Terminada a Licenciatura, começou a trabalhar no Grémio Literário e posteriormente na Rota das Sedas, em Lisboa. Em 2014 mudou-se para Londres onde trabalhou durante um ano e estagiou no Clove Club (1 estrela Michelin). De volta a Portugal vem trabalhar para o Restaurante Herdade do Esporão, onde passou 2 anos como Sous-chef e em 2018 é convidado a assumir a liderança da cozinha. Em 2019 Carlos estagiou no Nolla na Finlândia, referência mundial em zero waste, e no ano seguinte estagiou no Blue Hill, restaurante farm to table em Stone Barns, reconhecido mundialmente pelas suas práticas eco-friendly e low-waste e com duas estrelas Michelin.

Sobre o Esporão: Fundado em 1973 por José Roquette e Joaquim Bandeira, é uma das mais importantes empresas de vinhos em Portugal. Determinante na afirmação nacional e internacional do Alentejo e do Douro, o Esporão é também hoje um embaixador da cultura Portuguesa, desenvolvendo a sua atividade dentro dos limites da sustentabilidade e construindo relações próximas com clientes e consumidores em todo o mundo. Na região do Alentejo, o Esporão produz vinhos tão emblemáticos como o Esporão Reserva e o Monte Velho, assim como azeites virgem-extra. Aberto desde 1997, o Enoturismo da Herdade do Esporão é referenciado como um projecto pioneiro em Portugal e considerado pela Revista Wine – A Essência do Vinho, o ‘Melhor do Ano 2016’. Em 2017 a Herdade do Esporão assinalou 750 anos da sua delimitação. O Esporão alargou, em 2008, a sua presença e oferta à região do Douro com a compra da Quinta dos Murças, onde são produzidos vinhos de terroir com selo de garantia Esporão. 2018 fica marcado pela abertura do Enoturismo na Quinta dos Murças e pela aquisição da cerveja artesanal Sovina. Em 2019 o Esporão compra a Quinta do Ameal, na região dos vinhos verdes, onde são produzidos vinhos brancos de excelência a partir da casta Loureiro. O Esporão comercializa os seus produtos em todo o tipo de lojas e restaurantes em mais de 50 países em todo o mundo. A abordagem holística na adaptação de uma alargada gama de práticas sustentáveis inovadoras do Esporão tem conduzido a vários reconhecimentos nacionais e internacionais, de onde se destacam os prestigiados prémios “Sustainability of the year award” nos “The Drinks Business Green Awards 2013” e o “European Business Awards for the Environment” na categoria de “Produtos e Serviços”, em 2014.  Em 2018, José Roquette, foi reconhecido com o Prémio ‘The Green lifetime Achievement’, no ‘The Drinks Business Green Awards’ e João Roquette foi considerado a ‘Personalidade do Ano 2018’, pela publicação Revista de Vinhos, nos prémios “Os Melhores do Ano 2018”. Em 2019 o Esporão assume um novo ciclo na identidade e na comunicação da empresa e das suas marcas com a campanha Mais.Devagar. Em 2020 e 2021, o Esporão foi reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo, pela revista Drinks International.