EUROPACOLON NO APOIO AO DOENTE COM CANCRO DIGESTIVO

Report this content

A Europacolon Portugal alarga o âmbito da sua Missão às áreas de Esófago, Estômago, Intestino, Fígado, Pâncreas, GIST e Tumores Neuroendócrinos. Assim vai implementar a sua ação diária na prevenção de algumas destas doenças e apoiará os pacientes e familiares que vivem com patologias oncológicas digestivas. A Europacolon Portugal é pioneira, a nível europeu, na alteração dos seus estatutos neste sentido, mas a Europa está alinhada e o intuito é abrangente.

Os doentes com estas patologias do foro digestivo, exceto Cancro Colo-Rectal, não tinham, até ao momento, uma associação nacional à qual pudessem recorrer, pelo que a Europacolon decidiu tomar esta decisão que visa aumentar o conforto e qualidade de vida dos pacientes e dos familiares/cuidadores.

“As pessoas com cancro do aparelho digestivo como, por exemplo, esófago, estômago ou pâncreas, não eram representados por uma associação em Portugal à qual pudessem recorrer e pedir apoio. Estas doenças são, por isso, muitas vezes esquecidas e, de modo geral, bastante desconhecidas pela sociedade. Ao sermos uma associação que tem desenvolvido trabalho na área do cancro do intestino, consideramos importante trabalhar também na sensibilização para todo o aparelho digestivo e chamar a atenção das pessoas de que estas doenças existem e precisam muito de atitudes preventivas e acompanhamento de tratamentos adequados e atuais.”, afirma Vítor Neves, presidente da Direcção da Europacolon Portugal.

As patologias malignas do aparelho digestivo são responsáveis pela morte de 375.000 cidadãos da União Europeia por ano e em Portugal são 13000 novos casos todos os anos, apresentando uma mortalidade aproximada de 8800 pessoas. Não tem havido muita atenção social, de saúde e política às doenças oncológicas do aparelho digestivo, que – apesar do rápido aumento da sua prevalência e/ou elevadas taxas de mortalidade – são, na sua maioria, desconsiderados ou ignorados. Por conseguinte, é essencial mobilizar a sociedade em benefício e apoio aos doentes e familiares.
A atual abordagem em relação à luta contra o cancro foca sobretudo o tratamento, dando muito pouca atenção à prevenção. A longo prazo, esta situação será insustentável, quer do ponto de vista económico quer em termos do bem-estar dos cidadãos.

Sobre a Europacolon Portugal
A Europacolon é uma IPSS de âmbito nacional, com sede no Porto, tem desenvolvido um trabalho, ao longo dos sete anos da sua existência, persistente pela implementação do rastreio do cancro do intestino, pelo qual morrem mais de 11 pessoas por dia em Portugal e também focado na sensibilização, em campanhas de diagnóstico e apoio a pacientes, familiares e cuidadores.
A Europacolon Portugal promove a prevenção e apoio ao Doente com Cancro Digestivo, difundindo o conhecimento das doenças e os seus sintomas, a vantagem do diagnóstico precoce, as atitudes preventivas adequadas, apoiando os pacientes e familiares/cuidadores, na área psico-emocional, nutricional, social e jurídica, bem como no esclarecimento dos seus direitos, criando parcerias com a comunidade médica e outros profissionais de saúde.

Desenvolvemos o Projeto de Prevenção Escolar Alimentar, junto da população escolar e também promovemos o Apoio Domiciliário a Pacientes e os Grupos de Apoio, possuindo ainda uma linha de apoio telefónica permanente - 808 200 199.

Tags: