Linha de Apoio Psicológico destinada aos cuidadores informais vai continuar disponível até ao fim do ano

Report this content

?      Mais de duas centenas de cuidadores informais já beneficiaram desta iniciativa da Europacolon Portugal, no âmbito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Lisboa, 21 de maio de 2024 - Tendo em conta a adesão à Linha de Apoio Psicológico para Cuidadores Informais, que recebeu mais de duas centenas de chamadas, e tendo ainda em conta a ausência de resposta para fazer face às necessidades em termos de saúde mental e bem-estar psicológico dos cuidadores em Portugal, esta iniciativa da Europacolon Portugal no âmbito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais e que conta com o apoio da Merck, vai continuar disponível até ao final do ano.

Os dados do estudo mais recente do Movimento, feito junto dos cuidadores informais sobre a sua saúde mental, confirma que a maioria (83%) já se encontrou em estado de burnout/exaustão emocional, com quase oito em cada dez (78%) a admitirem ter sentido, em algum momento da sua vida de cuidador, necessidade de apoio psicológico.

Para estes, e para todos os que sentirem necessidade, a Linha vai estar disponível cinco dias por semana, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 15h00 e as 18h00, através dos números 960 199 759 ou 808 200 199 (custo de chamada local) e vai contar com o apoio de profissionais na área da psicologia, a quem caberá dar resposta às questões colocadas pelos cuidadores, num espaço onde vão poder partilhar as suas emoções e dificuldades psicológicas, ou apenas desabafar. E, em caso de necessidade, ser encaminhados para um profissional qualificado: desde setembro já se realizaram 32 consultas presenciais e 23 online.

Tags: