Dissonância Climática, livro de Rui Pena dos Reis, apresentado no UC Exploratório | 21 setembro 2024

O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra acolhe a apresentação do livro Dissonância Climática, de Rui Pena dos Reis, este sábado, 21 de setembro de 2024, às 16h00. A sessão, aberta a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia, conta com a presença do autor, geólogo e professor catedrático aposentado do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, e de um convidado, Manuel Alves dos Santos, que fará a apresentação do livro.

O livro Dissonância Climática tem início com uma definição sumária do clima e da forma como este interage com a epiderme da Terra. Apresenta a seguir uma breve história do clima, desde a origem da Terra até aos nossos dias, abordando com detalhe o clima nos últimos milénios, bem como as evidências das suas mudanças mais significativas, introduzindo ainda a discussão acerca das causas e dos dados, que dão suporte a essas mudanças. Por fim, o livro, sublinha o autor, Rui Pena dos Reis, "introduz a discussão acerca da atual agenda climática e das suas variáveis".

Rui Pena dos Reis é natural de Assentis, Torres Novas, onde nasceu em 15 de junho de 1952. Graduou-se em Geologia pela Universidade de Coimbra em 1976 e fez estudos de pós-graduação em França, na Universidade de Nancy1. É doutorado em Estratigrafia e Geoistória, professor catedrático aposentado do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Geociências desta mesma universidade.

Entre 1996 e 2000, desempenhou funções no Instituto Geológico e Mineiro, antigo organismo do Ministério da Indústria. Nas últimas décadas tem cooperado estreitamente com universidades e empresas no domínio da pesquisa e exploração de hidrocarbonetos. Rui Pena dos Reis é autor de numerosas publicações científicas e dos livros O Tempo de Pedra, de 2008, e, agora, deste Dissonância Climática.
Seguem, em anexo, imagens relativas à sessão de apresentação do livro e ao UC Exploratório.

Contactos: Lídia Pereira, Manuel Valença | Departamento de Comunicação, UC Exploratório | Telefone: 239 703 897 | info@exploratorio.pt