Exploratório com propostas para todos no programa Ciência Viva no Verão

15 de julho a 15 de setembro de 2022

Este verão, a ciência volta a sair à rua em todo o país com centenas de atividades de participação gratuita, organizadas pelos Centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, associações e empresas. O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra participa uma vez mais no programa Ciência Viva no Verão, com a colaboração de entidades científicas da Universidade e do Politécnico de Coimbra, bem como associações ligadas à defesa do ambiente, propondo mais de uma dezena de atividades em diferentes áreas, destinadas a todos os públicos, entre 15 de julho e 10 de setembro, em Coimbra, Lousã e Figueira da Foz. Inscrições abertas.

Entre 15 de julho e 10 de setembro, o Exploratório volta a participar ativamente no programa Ciência Viva no Verão, com propostas para todos os públicos em áreas como a Biodiversidade, Ambiente, Áreas Ribeirinhas e Praias. As atividades propostas, desenvolvidas em parceria com diferentes entidades – Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Milvoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza, MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Escola Superior Agrária | Instituto Politécnico de Coimbra e Rede de Estações de Borboletas Noturnas – já têm inscrições abertas.

A 15 de julho, são três as atividades que abrem o programa proposto pelo Exploratório: BioBlitz no Parque Verde do Mondego, entre as 17h00 e as 18h00; Viu um destes Escaravelhos? Procuramos a Vaca-ruiva, das 20h00 às 23h00; e ainda uma Observação de borboletas noturnas, das 21h00 às 24h00. Todas estas atividades contam com a parceria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Milvoz - Associação de Proteção e Conservação da Natureza.

A 19 de julho, entre as 09h45 e as 11h45, realiza-se na mata da Escola Superior Agrária de Coimbra a atividade Um passeio bogalhudo, com os participantes a serem desafiados a descobrirem os bugalhos e a sua importância ecológica, numa parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra.

A biodiversidade existente na Ilha da Morraceira, na Figueira da Foz, estará no centro da atividade Às voltas na Ilha, que decorre nos dias 21 e 25 de julho, entre as 09h30 e as 12h30, com a parceria do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra.

A 4, 11, 18 e 25 de agosto, entre as 14h00 e as 17h00, volta a realizar-se a atividade Verão na Ribeira com Invertebrados Aquáticos. Nestas sessões, as famílias são convidadas a ir à Ribeira de São João, uma das praias fluviais da Lousã, conhecer os ribeiros de montanha e a sua rica biodiversidade, em parceria com MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra.

Finalmente, a 10 de setembro, das 10h00 às 12h00, no Parque Verde do Mondego, junto ao Exploratório, vai ter lugar a ação Plantas Invasoras em Coimbra - O que cada um de nós pode fazer?, num passeio e conversa descontraída sobre espécies nativas, exóticas e invasoras, de novo em parceria com Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e a Escola Superior Agrária de Coimbra.