Exploratório recebe delegação dos Museus do Mar de Moçambique

O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra recebeu esta terça-feira, 6 de julho de 2021, a visita de uma delegação dos Museus do Mar de Moçambique. A equipa de responsáveis moçambicanos, chefiada por Larsen Vales, está a tomar conhecimento com a realidade dos centros de ciência em Portugal para avançar com esta área em Moçambique.

"O Exploratório apresenta-se como um centro de ciência com um conceito muito particular e muito diferenciado". As palavras de Larsen Vales, responsável pela delegação dos Museus do Mar de Moçambique que, esta terça-feira, visitou o Centro Ciência Viva de Coimbra, resumem da melhor forma a realidade que foi possível constatar relativamente ao projeto global do Exploratório.

"Nós somos um museu polinucleado e a ideia é que a tipologia centro de ciência venha a constituir um novo tipo de núcleo. É neste contexto que estamos em Portugal, a visitar alguns centros de ciência, com a perspetiva de aprofundar o conhecimento e estabelecer relações nessa área", disse Larsen Vales.

"Estou muito bem impressionado pelo conceito do Exploratório, do ponto de vista técnico, organizacional. Parece-me muito interessante, com uma abordagem diferenciada nesta área. Acho que temos muito a aprender com este centro ciência viva e outros em Portugal", referiu ainda o responsável moçambicano, adiantando que “será a partir deste conhecimento que iremos encontrar o nosso próprio conceito e fazer o nosso próprio caminho”.

Para a direção do Exploratório, representada na visita por Catarina Reis, Aurora Moreira e Pedro Maranha, encontros como este são sempre oportunidades de dar a conhecer um projeto, de facto inovador e que ao longo dos seus 25 anos de atividade se tem afirmado na cidade de Coimbra, na região Centro e no país na divulgação e comunicação de ciência para todos os públicos e em todas as diferentes áreas, nomeadamente com a conceção e produção de propostas expositivas. No horizonte, como sempre, estão relações e parcerias que têm sido e vão continuar a ser centrais no desenvolvimento da atividade e do projeto do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.