João Lemos explica que “histórias contam os seus olhos” em conversa no Exploratório

Sábado, 11 de fevereiro 2023 / 17h00 / Conversar é o melhor Remédio

Que histórias contam os seus olhos? É a esta pergunta que João Lemos, médico neuroftalmologista, irá responder este sábado, dia 11 de fevereiro, às 17h00, no Exploratório, na sessão de fevereiro do ciclo Conversar é o melhor Remédio, parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra. A sessão, antecipada uma semana para não coincidir com os festejos de Carnaval, tem entrada livre.

O neuromarketing já percebeu que através do movimento dos olhos é possível estudar e avaliar o comportamento humano. Isto porque, grande parte destes movimentos não resulta da vontade própria, mas das características dos estímulos externos que podem captar a atenção, seja pelo impacto visual, seja pela componente emocional.

Os médicos vão mais longe e para a neuroftalmologia a avaliação dos movimentos oculares permite chegar a um diagnóstico diferencial em muitas doenças neurodegenerativas. É disto que se vai falar na sessão Conversar é o melhor remédio deste sábado, às 17h00, no Exploratório. João Lemos, médico neuroftalmologista, vai explicar como gestos tão simples e banais, como olhar para cima ou para baixo e a forma como é feito esse movimento (mais ou menos lento), podem contar muitas histórias.

Licenciado em Medicina, pela Universidade de Coimbra, João Lemos concluiu as pós-graduações em neurologia clínica, pela University College London, e o fellowship clínico em neuroftalmologia, pela Michigan State University. É doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Coimbra, onde é professor auxiliar, e consultor de neurologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde 2022, onde coordena a Unidade de Neurologia da Visão e Equilíbrio. Publicou, até ao momento, cerca de 40 artigos em jornais, fazendo investigação em neuroftalmologia e neuro-otologia, estando associado ao Centro para a Inovação em Biomedicina e Biotecnologia e Instituto de Imagem Biomédica e Investigação Translacional, da Universidade de Coimbra. João Lemos é membro da Sociedade Europeia de Neuroftalmologia e Sociedades Portuguesas de Otoneurologia e Neurologia.

Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em fevereiro e prossegue agora em 2023, com um médico da instituição de saúde no Exploratório a conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.