O contributo da engenharia para a sustentabilidade em debate no Exploratório com Paulo Coelho

Quarta-feira, 7 de setembro 2022|18h30 | Pontos nos iii - Science Beer Talks

O Exploratório prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks esta quarta-feira, 7 de setembro, às 18h30. Paulo Coelho, docente e investigador da Universidade de Coimbra, apresentará o tema A engenharia e o desenvolvimento sustentável: a crescente necessidade da gestão segura e da reutilização dos resíduos. A entrada é livre.

Esta quarta-feira, 7 de setembro, entre as 18h30 e as 19h30, voltamos a pôr os Pontos nos iii, na continuação do programa de conversas com investigadores. A sessão de setembro do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, com Paulo Coelho, docente e investigador da Universidade de Coimbra, a apresentar o tema A engenharia e o desenvolvimento sustentável: a crescente necessidade da gestão segura e da reutilização dos resíduos.

Paulo Coelho é professor auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, sendo licenciado em Engenharia Civil e mestre em Mecânica dos Solos e Rochas pela mesma instituição e doutorado em Engenharia Sísmica Geotécnica pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Investigador, sobretudo, mas não só, na área experimental, Paulo Coelho tem publicações e realiza palestras nas áreas da caracterização de materiais geotécnicos convencionais e não convencionais, do risco sísmico e no desenvolvimento de soluções inovadoras do ponto de vista de sustentabilidade no campo da Geotecnia, com universidades nacionais e internacionais como o MIT (USA), a Universidade de Cambridge e o Imperial College de Londres.

A propósito do tema a apresentar nesta sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks, é o próprio investigador quem explica que “a sustentabilidade das soluções de engenharia depende cada vez mais da possibilidade de implementar de forma eficaz o princípio da economia circular em obras reais. Os resíduos de minas e de incineradoras de resíduos sólidos urbanos são dois materiais que existem em grandes quantidades e cujo armazenamento gera grandes custos e riscos para a sociedade, sendo, porém, capazes de proporcionar a implementação desse princípio na construção sustentável de aterros para infraestruturas de transportes”. Ainda de acordo com Paulo Coelho, “nesta discussão, serão apresentadas as exigências que têm de ser colocadas à utilização destes materiais e de outros com características semelhantes neste tipo de obras, o que servirá de base para alargar a discussão sobre sustentabilidade a outras áreas da atividade humana em que a engenharia pode ter um contributo essencial”.

Pontos nos iii - Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.