Som e património em debate no Exploratório com Sílvio Correia Santos

O Exploratório prossegue o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks esta quarta-feira, 2 de novembro, às 18h30. Sílvio Correia Santos, docente e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atualmente dirige o Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, apresentará o tema Som e Património. A entrada é livre.

Esta quarta-feira, 2 de novembro, entre as 18h30 e as 19h30, voltamos a pôr os Pontos nos iii, na continuação do programa de conversas com investigadores. A sessão de novembro do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, com Sílvio Correia Santos, docente e investigador da Universidade de Coimbra, a apresentar o tema Som e Património.

Sílvio Correia Santos é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde atualmente ocupa o cargo de diretor do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação. Doutorado em Ciências da Comunicação, Sílvio Correia Santos tem lecionado, investigado e publicado extensivamente sobre rádio, podcasts e, mais recentemente, sobre desinformação, fake news e estudos de género. Antes de se dedicar em exclusivo ao ensino superior, trabalhou vários anos como realizador da RDP/RTP.

A propósito do tema a apresentar nesta sessão Pontos nos iii - Science Beer Talks, é o próprio investigador que assume haver “um interesse crescente pelo som nos últimos anos”, sendo, “claramente, uma tendência multifacetada, visível no consumo de audiolivros, na revolução dos podcasts, nas preocupações com o conforto acústico nas cidades e mesmo com a preservação da memória e da identidade cultural”. Mais especificamente, destaca Sílvio Correia Santos, “a relação entre o património, o conhecimento e o som tem-se, também, revelado cada vez mais prolífica e diversa”.

Nesta comunicação no Exploratório, explica o investigador, “sistematiza-se esta relação a partir de três campos de ação, frequentemente interligados: a divulgação do conhecimento e do património, a preservação de património imaterial, e a recriação de contextos sonoros desaparecidos. A partir dos exemplos apresentados, é discutido o enorme potencial do som, tantas vezes secundarizado em função da imagem e da escrita, ao serviço do património”.

Pontos nos iii - Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem no Exploratório, na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Nota: Queiram, por favor, fazer referência aos créditos autorais da fotografia em anexo, da autoria de Francisco Soares Oliveira.