Carlos Palmeira no Exploratório a conversar sobre “mitocôndrias… as nossas centrais energéticas”

Quarta-feira, 7 de outubro 2020 |18h30 | Pontos nos iii - Science Beer Talks

O Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra prossegue esta quarta-feira, 7 de outubro, às 18h30, o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks 2020. Carlos Palmeira, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, estará à conversa sobre o tema “De olho nas Mitocôndrias… as nossas centrais energéticas". A entrada é livre, mas sujeita às medidas de segurança determinadas pela Direção-Geral da Saúde.

Esta quarta-feira, 7 de outubro, das 18h30 às 19h30, é tempo de voltar a pôr os Pontos nos iii, no seguimento do programa de conversas ao fim da tarde com investigadores. Esta sessão do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, vai decorrer no auditório do Exploratório, com Carlos Palmeira, professor catedrático do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, a conversar sobre o tema “De olho nas Mitocôndrias… as nossas centrais energéticas".

“Uma conversa descontraída, bem-disposta, em que no final o público presente apreenda a mensagem de que a função da mitocôndria na célula é como um avião, que nos transporta rapidamente, comodamente e sem problemas para qualquer destino. Mas, tal como quando há um problema no avião essa eficiência, comodidade e rapidez ficam comprometidas, o mesmo acontece com a função celular quando há desregulação mitocondrial”, é o que o também investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC UC) promete para esta conversa de fim de tarde.

Carlos Palmeira é membro de várias sociedades nacionais e internacionais, editor associado de quatro revistas científicas indexadas, sendo também membro do corpo editorial de várias outras revistas. É autor e coautor de mais de 130 artigos científicos. Concluiu o doutoramento em Bioquímica na Universidade de Coimbra, Portugal, tendo realizado os seu pós-doutoramento em toxicologia bioquímica na Universidade de Minnesota, Duluth, EUA. Os seus interesses de investigação estão focados nos mecanismos fisiopatológicos da disfunção mitocondrial e da saúde humana, com especialização no estudo do papel da disfunção mitocondrial na patogénese de doenças hepáticas e isquémia/reperfusão.

Pontos nos iii - Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, agora sujeitas às necessárias medidas de segurança decretadas pela Direção-Geral da Saúde, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.