Exploratório assinala o seu 25.º aniversário em sessão comemorativa

25 de novembro de 2020, quarta-feira, 11h00

Exploratório assinala o seu 25.º aniversário em sessão comemorativa

O Exploratório assinala o seu 25.º aniversário numa sessão comemorativa a realizar-se quarta-feira, dia 25 de novembro, às 11h00. A sessão, que será presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, conta com a presença da presidente da agência Nacional Ciência Viva, Rosalia Vargas; do reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão; do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado; e da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno. Será visitada a nova exposição temporária do Exploratório.

A assinalar 25 anos de atividade, o Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, promove uma sessão comemorativa esta quarta-feira, 25 de novembro, às 11h00, no seu auditório. Presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão participam a presidente da agência Nacional Ciência Viva, Rosalia Vargas; o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão; o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado; a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno; e o diretor do Exploratório, Paulo Trincão.

Na ocasião, será assinado o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro com a CCDRC e vão ainda ser apresentados o “Verd’O Parque” e o filme a 360 graus “Astronomia para Bebés 2.0”, dois projetos importantes no percurso e na afirmação local, nacional e internacional que o Exploratório tem feito.

O projeto “Verd'O Parque” é o vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2019 e será concretizado numa intervenção da CMC no Parque Verde do Mondego, no espaço do Exploratório até ao rio. “Astronomia para Bebés 2.0” é uma produção do Exploratório, agora numa nova versão do filme que, em 2018, foi distinguido com o prémio Internacional Mariano Gago Ecsite Awards na categoria Smart and Simple. Desde 2005, este galardão atribuído pelo Ecsite (European Network of Science Centres & Museums) é entregue aos melhores projetos de divulgação de ciência, tendo sido a primeira vez que uma instituição portuguesa ganhou o Mariano Gago Award. Esta nova versão do filme tem ilustração de Cristina Sampaio e música de Maria João.

Para Paulo Trincão, diretor do Centro Ciência Viva de Coimbra, “depois destes 25 anos, o Exploratório ambiciona ser, cada vez mais, um agente difusor da cultura científica e de promoção da ciência em toda a região Centro, naturalmente com ênfase em Coimbra, numa articulação muito clara com a Universidade de Coimbra e todas as restantes instituições de ensino superior, como o Politécnico, do ponto de vista dos conteúdos, e a Câmara Municipal de Coimbra, como entidade enquadradora de toda a atividade, mas também de todos os outros parceiros”.

Fundamental, ainda de acordo com o diretor do Exploratório, “é transformar todas estas entidades em agentes de promoção da cultura científica para que, por um lado, se possa contribuir fortemente para a melhoria do sucesso escolar e, por outro lado, para que seja possível promover uma cidadania cada vez mais ativa e baseada na ciência”. O Exploratório, assegura Paulo Trincão, “tem contribuído e vai continuar a contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de vida de todos em Coimbra, não só pela sua integração no Parque Verde do Mondego, mas também pela dinamização permanente de atividades para as famílias e todos os seus visitantes, através de todas as estruturas existentes, nomeadamente da cafetaria e da livraria”.