Exploratório promove debate sobre a Ciência do Envelhecimento

A sessão que abre a edição 2020 do programa Pontos nos iii – Science Beer Talks realiza-se esta quarta-feira, 8 de janeiro, às 18h30, no Exploratório. Cláudia Cavadas, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e vice-reitora da Universidade de Coimbra, estará a conversar com o público sobre o tema “A Ciência do Envelhecimento”.

Esta quarta-feira, 8 de janeiro, entre as 18h30 e as 19h30, é dia de pôr os Pontos nos iii, no início de mais uma edição Science Beer Talks. Esta primeira sessão de 2020 de conversas com cientistas dos diversos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra (UC), acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, com a presença da investigadora Cláudia Cavadas, vice-reitora da Universidade de Coimbra para a área da investigação.

Numa altura em que o envelhecimento é um tema central nas diferentes instâncias de decisão, políticas públicas e investigação, Cláudia Cavadas propõe-se responder a algumas questões fundamentais: Como é que as células envelhecem? Conseguiremos abrandar o envelhecimento? Como estudam os cientistas o envelhecimento no laboratório?

Na palestra desta quarta-feira, a investigadora vai falar da ciência do envelhecimento, das experiências que têm sido realizadas no seu grupo de investigação no CNC, utilizando células e outros modelos experimentais, “com o objetivo de investigar o envelhecimento e talvez um dia vir a revelar a receita de viver mais tempo, mas com saúde”.

Cláudia Cavadas é vice-reitora para a investigação da Universidade de Coimbra (UC) e diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC). Lidera o grupo de investigação Neuroendocrinologia e Envelhecimento no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC).

Foi membro eleito do Conselho Geral da UC, onde desempenhou as funções de coordenação da Comissão de Investigação e pertenceu à Comissão de Estratégia e Comunicação. Na Faculdade de Farmácia da UC desempenhou o cargo de subdiretora, membro do Conselho Pedagógico e membro eleito do Conselho Científico. Cláudia Cavadas foi ainda coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do CNC e presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia.

Pontos nos iii - Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Ao longo do ano de 2020, o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks, a entrar na sua quinta edição, vai contar com a participação de, entre outros, os investigadores Adérito Araújo, Paula Morais, Luís Alcoforado, Carlos Palmeira, Ana Bastos, José Pedro Paiva, Carlos Robalo Cordeiro e Francisco Gil.