Últimos dias para ver a exposição "MECHANE - Homens, Máquinas e Grandes Pedras" no Exploratório

Quem ainda não viu “MECHANE - Homens, Máquinas e Grandes Pedras” tem este final de semana para ficar a conhecer a mostra que dá conta da arte e do engenho dos que legaram à história grandes obras, testemunhos eloquentes de grandes civilizações. A exposição pensada e produzida por Aquilino Raimundo e a contar com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, pode ser visitada no Exploratório até este domingo, 9 de junho. Sábado, entre as 15h00 e as 16h00, tem lugar a derradeira sessão MechaneOficina.

Egípcios, gregos, romanos. Todas as grandes civilizações legaram à humanidade grandes obras que ficaram para testemunhar a arte e o engenho dos antigos, numa prática que vem desde o neolítico. “MECHANE - Homens, Máquinas e Grandes Pedras” dá a conhecer o artifício e a astúcia usados pelo homem ao longo dos séculos, desde os primeiros tempos à era pré-industrial, para ultrapassar os desafios colocados pelo transporte e montagem das grandes pedras utilizadas nas suas construções: dos dólmenes, menhires e outras construções megalíticas aos obeliscos egípcios, passando pelas grandes construções gregas e romanas que continuam a impressionar pela monumentalidade e beleza.

“MECHANE - Homens, Máquinas e Grandes Pedras” integra 15 modelos de máquinas e oito dioramas, todos construídos como reproduções fiéis das máquinas e cenas de trabalho usadas em cada época retratada, ajudando a compreender a forma como tais proezas humanas foram alcançadas.

A exposição disponibiliza ainda a todos os seus visitantes uma oficina de construção de máquinas – a MechaneOficina – em peças K'Nex®, destinada a todo o público. Este sábado, 8 de junho, entre as 15h00 e as 16h00, realiza-se a derradeira sessão especial da MechaneOficina, com o tema “Máquinas da nossa Casa”.