1º dia da 14ª Edição da Qualifica marcado pela visita do Secretário de Estado da Educação e mais de 10 000 visitantes

• Qualifica abriu portas a mais de 10 000 visitantes que vieram de todo o país para conhecer oportunidades do mercado de trabalho, opções de formação e refletir sobre os desafios do futuro
  • Primeiro dia foi marcado pela presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite. As exigências do mercado de trabalho e a necessidade de mais professores formados foram alguns dos temas destacados na estada
Arrancou no dia de ontem, na Exponor - Feira Internacional do Porto - a 14ª Edição da Qualifica. Com o mote "Create the Future", a feira abriu as suas portas e mais de 140 expositores para apresentar a jovens e professores uma montra ampla e completa do ecossistema escolar e profissional. Foram várias as escolas, de todo o país, que já passaram pelo recinto neste dia, pautado por variadas dinâmicas.

Em representação do governo, o Secretário de Estado (SE) da Educação, António Leite,  marcou presença na inauguração com uma visita detalhada pela feira, partilhando que "o futuro do ensino e do emprego diz respeito a tudo o que somos capazes de construir no presente. As empresas aqui presentes, dos mais variados setores, estão hoje a construir futuro". António Leite destacou ainda positivamente o facto de ter sentido interesse por parte dos jovens por cursos de formação de professores. "Os expositores em representação das universidades e institutos politécnicos deram-nos nota de que há procura, por parte de jovens, para os cursos de formação de professores. O nosso país enfrenta um problema seríssimo na falta de profissionais formados em ensino, no presente, e que se irá agravar se não respondermos no imediato. Assim, uma das respostas é que o ensino superior continue a apostar e a alargar a sua oferta para formar professores do ensino básico, secundário e pré-escolar".

A 14ª edição da Qualifica conta com mais de 140 expositores, divididos por várias áreas, que representam o panorama atual do país. Arrecada a missão de apresentar a oferta formativa aos seus visitantes, desde escolas e centros profissionais, Cursos Superiores, Mestrados e Pós-Graduações, de norte a sul do país. A internacionalização do ensino também está muito evidente, destacando-se a presença da Agência Nacional Erasmus, EF Education First, Information Planet e Next Level, entre outras entidades presentes.

Sobre a importância de se manter o legado da Qualifica, Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), manifestou a contínua aposta que têm vindo a fazer “na valorização das pessoas, das suas qualificações e das suas competências, que originem acréscimos de produtividade, porque só desta maneira conseguiremos alcançar um crescimento económico forte, sustentado e sustentável".

Até dia 4 de março, a Qualifica vai manter abertas as portas e os sonhos profissionais dos mais jovens, numa Feira que promete conduzir à reflexão sobre as carreiras do futuro. Estudantes, professores e familiares estão convidados a visitar o recinto, que alia dinâmicas divertidas aos cerca de 140 expositores.

Qualifica:
1 a 4 de março de 2023