• Exponor/

A EMAF 2023 RECEBEU MAIS DE 26 MIL VISITANTES E REFORÇOU A SUA POSIÇÃO A NIVEL INTERNACIONAL

- A bienal EMAF voltou à Exponor com o objetivo de se posicionar como o maior evento nacional do setor metalúrgico e metalomecânico, afirmando-se a nível ibérico e cravando o seu lugar na rota das feiras internacionais.
- Entre os dias 31 de maio a 3 de junho, a 19ª edição da EMAF apresentou uma oferta de mais 440 expositores, marcados pela tecnologia e inovação.
- Nesta edição, destacaram-se as visitas do Ministro da Economia, António Costa Silva, bem como do Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

Matosinhos, Porto, 5 de junho de 2023 –
A EMAF - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria - chegou ao fim, no passado dia 3 de junho, com um saldo positivo que regista mais de 26 mil visitantes, numa edição que teve como mote a Transformação Digital.

Com mais de 440 expositores, de países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha, a feira ocupou cerca de 50.000 m2 de área coberta, que se estendeu por uma área exterior de exposição, assegurando a melhor representação de sempre.

Também a plataforma online E+E EMAF obteve grande atenção antes e durante a feira, tendo sido efetuados mais de 47 mil registos, oriundos de países como Estados Unidos, Argélia, India, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, entre outros, o que permite a promoção e o fortalecimento da relação entre expositores e visitantes, após o seu término.

A EMAF abriu portas à reflexão sobre o futuro das empresas do setor, atraindo as atenções do governo. Um dos destaques foi a visita detalhada do Secretário de Estado (SE) da Economia, Pedro Cilínio, no dia 1 de junho, que contactou, acima de tudo, com o tecido empresarial mais importante do setor metalúrgico. O número de empresas em exposição e a sua representatividade impressionaram o representante. A 2 de junho, a EMAF recebeu ainda a ilustre visita do Ministro da Economia, António Costa Silva, que ficou também marcada por momentos de diálogo com alguns dos expositores.

A organização estima que a feira tenha atingido um volume de negócios na ordem de vários milhões de euros, o que é indicativo da importância do setor na economia portuguesa. “O sucesso desta edição está diretamente relacionado com a qualidade da feira que este ano apresentámos, designadamente, com a diversidade e com a aposta das empresas nas novidades e na sua visão do futuro”, frisando ainda que “foi também a confirmação de que se trata de um momento de crescimento deste setor no país, com a oferta a multiplicar-se e muitas soluções inovadoras que também vão contribuir para a desejada internacionalização das empresas, que apresentam inovações que criam valor”, explica Amélia Estevão, Diretora de Marketing da Exponor.

A EMAF pretende ainda elogiar o esforço de inovação das empresas presentes, assim, outra atividade que mereceu atenção foi a 11ª edição do Concurso de Inovação, em parceria com a Revista Robótica. Destinado aos expositores inscritos no evento, o desafio colocou em avaliação os aspetos da conceção, originalidade e operacionalidade dos produtos apresentados. A avaliação das propostas submetidas foi efetuada por um júri constituído por vários elementos de universidades nacionais e o vencedor do Prémio Inovação Nacional “Leonardo Da Vinci” foi atribuído à empresa Nande Laser, o Prémio Inovação Internacional “Nicola Tesla” foi atribuído à empresa Supraform, já a Fein Power Tools Iberica obteve uma menção honrosa. Este ano, foi também atribuído o Prémio Prof. J. Norberto Pires à Universidade de Coimbra, ao projeto considerado como o melhor, em termos de inovação pelas universidades e politécnicos, enquanto homenagem ao Prof. Norberto Pires, antigo presidente do júri e diretor da revista “robótica”.

EMAF: a escolha óbvia, e única, para as empresas nacionais

O maior evento ibérico de tecnologia e inovação para a indústria continua a oferecer razões às empresas para garantirem a sua presença - tanto às mais jovens, como aquelas que somam vários anos de atividade. Gustavo Moura, CEO da empresa GUPE, que celebra apenas dois anos, explica que o importante nesta fase é fortalecer a marca e que a presença na EMAF é uma rampa. Já Rui Dias, técnico responsável da Premaq, destaca o contacto com os novos clientes e com todos aqueles que ainda estão em curso, sendo esta a melhor forma de se apresentarem as novidades.

A nível nacional, não se somam grandes opções de feiras, por isso a escolha para alguns responsáveis é óbvia. "Estamos desde o início na EMAF e queremos garantir que continuaremos a marcar presença. Esta é das únicas feiras em Portugal em que vale a pena estar presente. Infelizmente, é uma pena que o nosso país não acompanhe as dimensões das feiras internacionais e a EMAF é das únicas que se aproxima. Aqui, queremos estreitar relações e fazer negócios", explica Filipe Rocha, diretor comercial da empresa Moura Laser.

Quanto aos desafios, a opinião é geral. O setor tem vindo a ser testado pelo contexto social, político e económico, colocando alguns obstáculos ao crescimento. Quando o tema são as tendências, a opinião também é unânime. Procurar tecnologia de ponta, que se integre perfeitamente com o trabalho dos colaboradores, auxiliando e simplificando os processos, é uma das prioridades. Também a exportação e internacionalização continuam a ser mencionadas como tendência.

PR + Imagens