AJUTEC 2024 | Balanço

Feira de Saúde, Produtos de Apoio e Acessibilidade realizou-se na Exponor, entre os dias 23 e 25 de maio, reunindo mais de 3 mil visitantes. Fique a conhecer os números gerais e o feedback de alguns expositores.

O regresso da AJUTEC proporcionou três dias dedicados à inovação e tecnologia na área da saúde. De 23 a 25 de maio, a Feira apresentou, na Exponor, produtos, equipamentos e soluções que visam assegurar uma vida com maior qualidade.

A organização do evento dedicou-se a proporcionar uma programação abrangente e uma variedade de atividades formativas, com o objetivo de capacitar os profissionais e promover a troca de conhecimento. Entre o conjunto de conferências científicas e atividades educativas, destacou-se a realização da primeira edição do Congresso Internacional de Tecnologia e Terapia Ocupacional, organizado pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO).

50 instituições e empresas expositoras
Total de 3 458 visitantes

"O regresso da AJUTEC é o reflexo da preocupação crescente no que se refere à interconexão da área da saúde com as mais recentes soluções tecnológicas. Acreditamos que esta feira é fundamental para formar os profissionais e fomentar a partilha de conhecimentos entre eles. O número significativo de visitantes prova, precisamente, a importância deste evento e a necessidade de continuar a promover, nos próximos anos, um momento de reflexão dedicado às inovações no setor da saúde, pelo que estamos muito satisfeitos com o resultado deste regresso”. Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor

1ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia e Terapia Ocupacional

Paralelamente à feira, realizou-se a primeira edição do Congresso Internacional de Tecnologia e Terapia Ocupacional, organizado pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO). A conferência contou com 4 oradores internacionais de renome e 47 portugueses.

Elisabete Roldão, terapeuta ocupacional e presidente da APTO, faz um balanço que se resume à importância de promover, pela primeira vez, um congresso que interliga a tecnologia à área da terapia ocupacional.

"Este congresso é extramente importante, uma vez que nunca tivemos, até à data, congressos, seminários ou jornadas relacionadas com a tecnologia. É fundamental que os terapeutas ocupacionais estejam a par das mais recentes tecnologias, das melhores práticas relacionadas com a utilização de dispositivos tecnológicos e do potencial que todos estes dispositivos têm na promoção da autonomia, funcionalidade e participação das pessoas na sua comunidade".

Elisabete revela, ainda, estarem “muito satisfeitos com a adesão, com a participação de todos os colegas e com o facto de termos muitas pessoas a elogiarem a iniciativa”.

Feedback dos Expositores

Miguel Mota é gestor de produto da Invacare no mercado português e assume que, embora seja a sua primeira vez na AJUTEC, este é um evento fundamental em Portugal. “Apesar de ser um mercado pequeno, e nós acabarmos por conhecer todos os clientes, é sempre um momento importante e um pouco mais institucional para promovermos algumas novidades e conseguirmos expô-las, num único evento”.

Para edições futuras do evento, Miguel sugere, inclusive, a sua realização num âmbito ibérico, por poder garantir um maior impacto e dimensão à feira. “Se existir um evento que acabe por congregar Portugal e Espanha, acredito que temos muito a ganhar, até porque acabaria por ser mais facilmente rentabilizado, com um maior número de utilizadores e clientes”.

Sérgio Lourenço é CEO da JMS e enaltece a importância desta feira, inclusive para a própria empresa.

“Penso que este regresso está a ser positivo. A feira está bem desenvolvida e conta com a presença dos principais players do setor. Para nós, é uma feira de alguma relevância, porque temos um contacto direto com os nossos clientes. Estamos a expor os nossos produtos, mas temos presentes cerca de uma dezena de clientes com os quais trabalhamos. É uma oportunidade para estarmos juntos em prol do nosso mercado e criar relações mais próximas com os nossos clientes.