Concurso HubTech: Conheça as Startups vencedoras que vão estar em exibição na 360 Tech Industry

- Otimização de operações nas cadeias de abastecimento, melhoria das competências dos trabalhadores através de uma força de trabalho conectada com realidade aumentada e identificação de falhas em equipamentos através de uma plataforma de manutenção preditiva. Estas e outras inovações foram desenvolvidas por startups nacionais e vão ser apresentadas na 3ª edição da 360 Tech Industry. Confira agora algumas, mesmo antes da sua exposição.

Matosinhos, Porto, 20 de maio de 2024 - A Exponor vai realizar a 3ª edição da 360 Tech Industry, um evento que promete focar-se na transição entre as Indústrias 4.0 e 5.0, com o intuito de aproveitar os benefícios da Inteligência Artificial para aprimorar as capacidades humanas e criar ambientes de trabalho mais colaborativos. Entre os dias 22 e 23 de maio, na Exponor, vão ser apresentadas soluções inovadoras e tecnologias de ponta, num ambiente profissional que incentivará discussões, partilha de ideias e networking entre as diferentes empresas do setor.

No âmbito da atual edição do evento, decorreu o concurso Hubtech by 360 Tech Industry, dedicado exclusivamente a startups portuguesas da área tecnológica. O concurso premiou 10 startups, que estarão em exibição durante o evento.

Descubra algumas das startups vencedoras do concurso

Azitek
A Azitek é uma spin-off da Universidade do Porto, atualmente localizada no UPTEC, que é um hub de inovação que estimula o crescimento de startups e o avanço tecnológico. O Azitek Tugger Train Tracking System, tecnologia fornecida pela Azitek, ajuda as empresas a otimizar as suas operações nas cadeias de abastecimento e a aumentar a sua eficiência produtiva, de forma a melhorar a gestão de ativos.

Brainr
O Brainr é um Manufacturing Execution System (MES) intuitivo e de última geração na cloud, que permite processos mais inteligentes e operações de produção integradas em tempo real. Este sistema permite às organizações ter uma visão geral de tudo o que está a acontecer na empresa em tempo real, desde monitorização e análise de dados até gestão de stocks e relatórios de conformidade.

Glartek
Foi fundada em 2017 e, nesse mesmo ano, foi considerada a melhor start-up portuguesa no Web Summit, bem como conquistou os seus primeiros clientes - EDP e Jerónimo Martins -, e os parceiros Everis e Microsoft.
A Glartek oferece uma solução digital que combina a força de trabalho conectada com a realidade aumentada, de modo a expandir continuadamente as competências dos trabalhadores – o Augmented & Connected Worker. Esta plataforma garante que todos os procedimentos, tarefas e processos sejam continuadamente otimizados, enquanto conecta as diferentes equipas de uma organização.

NodeHub
A NodeHub disponibiliza uma plataforma de manutenção preditiva, que oferece uma solução eficaz para identificar falhas nos equipamentos de forma rápida e eficiente. Com uma interface simples, permite uma fácil verificação de falhas, possibilitando uma ação imediata por parte da equipa de manutenção. Além disso, o acesso à plataforma é rápido e conveniente, podendo ser feito a partir de qualquer dispositivo com um navegador web.

Spinner Dynamics
A Spinner Dynamics foi fundada em 2020 para fornecer soluções tecnológicas avançadas para sistemas complexos. Sediada na região norte de Portugal, a empresa pretende acrescentar valor aos seus clientes com soluções de engenharia à medida. A sua missão é contribuir para o desenvolvimento económico e industrial através da inovação de base tecnológica e da engenharia de sistemas complexos.

Além destas startups, saíram também premiadas do concurso a Nortech AIFabinventorsPFormula-ULREASONICSROOTKey e XPIM – 3D Printing. A Feira pretende transformar-se num forte hub de tecnologia, reunindo um total de 96 expositores, para um debate entre empresas acerca da adaptação ao futuro do setor. Fique a conhecer o programa completo no site oficial

360 TECH INDUSTRY
Data: 22 e 23 de maio de 2024

Horário: 10h – 18h