EXPONOR | 14ª edição da Qualifica reuniu cerca de 40 mil visitantes em torno de um objetivo: criar futuro

• Entre os dias 1 e 4 de março, a Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego apresentou variadas ofertas formativas e profissionais, marcadas pela tecnologia e inovação e dispostas pelos mais de 140 expositores

• Nesta edição, destaca-se as visitas do Secretário de Estado da Educação, António Leite, bem como da Ministra da Defesa, Helena Carreiras

“Create the Future” serviu de mote para a 14ª edição da Qualifica - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorreu entre 1 e 4 de março, na Exponor. O recinto da Feira Internacional do Porto recebeu cerca de 40 mil visitantes, no decorrer de quatro dias focados no futuro dos mais jovens, de modo a apresentar as novas profissões e as exigências dos ecossistemas escolar e profissional.

Entre os mais de 140 expositores, apresentaram-se diversas instituições de ensino, de norte a sul do país. Uma oferta que se estende entre escolas e centros profissionais, Cursos Superiores, Mestrados e Pós-Graduações, destacando ainda a uma vertente internacional muito evidente. Além disso, reforçou-se ainda uma montra de ofertas profissionais, através da presença de empresas em missão de recrutamento.

"Apresentámos um leque muito variado, ao pensar em soluções para os mais jovens -  em termos de oferta formativa, bem como entrada no mercado de trabalho. Temos a certeza que criámos futuro nestes quadro dias, porque pretendemos dar respostas às questões que tantas vezes surgem nesta fase de se optar por um caminho. A área de recrutamento tem para nós um elevado destaque, porque conecta os adolescentes com o mercado de trabalho. Esta missão foi conduzida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, as Forças Armadas, bem como o grupo Inditex", destaca Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.

Segundo Luís Miguel Ribeiro, presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), é essencial manter o legado da Qualifica, edição após edição, de modo a "valorizar qualificações e competências, que originem acréscimos de produtividade, porque só desta maneira conseguiremos alcançar um crescimento económico forte, sustentado e sustentável".

Secretário de Estado da Educação e Ministra da Defesa reforçaram as exigência para o futuro

A 14ª edição abriu portas à reflexão sobre o futuro e às suas exigências. O primeiro dia contou com a visita detalhada do Secretário de Estado (SE) da Educação, António Leite, em representação do governo. Para o SE, uma feira como a Qualifica revela que "o futuro do ensino e do emprego diz respeito a tudo o que somos capazes de construir no presente". Face ao problema que o país enfrenta, na falta de profissionais formados em ensino, António Leite destacou positivamente o facto de ter sentido interesse por parte dos jovens por cursos de formação de professores. "Os expositores em representação das universidades e institutos politécnicos deram-nos nota de que há procura para os cursos de formação de professores. Assim, uma das respostas é que o ensino superior continue a apostar e a alargar a sua oferta para formar professores do ensino básico, secundário e pré-escolar".

Já no dia 3, a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, também marcou presença na Qualifica, na qual vê uma grande variedade de oportunidades, destacando a missão de recrutamento levado a cabo pelas Forças Armadas, que apresentaram na feira os seus três ramos - Marinha, Exército e Força Aérea.

“É uma das medidas do nosso plano de ação para a profissionalização do serviço militar e temos uma estratégia, a ser agora desenvolvida, para completar esse trabalho que já vem de trás, para garantir que os jovens que vêm para Forças Armadas recebem uma formação que é certificada, com a qual podem depois, no mercado de trabalho, encontrar uma inserção mais fácil. Temos um desafio de recrutamento mas, sobretudo, de retenção. Estamos a lidar com esse desafio exatamente com este plano de ação para a profissionalização do serviço militar", reforçou a ministra.

Ainda sobre a missão de recrutamento, as Forças Armadas destacam que a sua presença "seguiu a linha de uma série de esforços que pretendem uma aproximação cada vez maior à população, em geral, e aos jovens, em particular. O evento é, portanto, um palco de excelência para o recrutamento, quer para a Academia da Força Aérea quer para o Regime de Contrato. Alicerçados no mote do evento - Create the Future -, a Força Aérea assume-se e mostra-se como a escolha certa e opção válida de futuro", destaca o Centro de Recrutamento da Força Aérea.