EXPONOR | Export Home e IDF Spring abrem portas para mais uma edição na Exponor

Export Home e IDF Spring atraíram mais de 20 países estrangeiros em redor das novidades dos setores do mobiliário, design e decoração

• Entre os dias 2 e 5 de março, a Exponor abriu portas a mais de seis mil visitantes, promovendo uma rede de contactos entre fabricantes e potenciais compradores dos setores de mobiliário e design, garantindo uma forte vertente internacional

O cenário da Exponor - Feira Internacional do Porto -, entre os dias 2 e 5 de março, foi decorado com as tendências dos setores de mobiliário, design e decoração. As Feiras Export Home e IDF Spring regressaram em dose dupla e reuniram cerca de 6 mil visitantes em torno de 100 expositores, reunindo cerca de 350 compradores internacionais, divididos por cerca de 20 países, entre os quais Alemanha, Bélgica, Brasil e Estados Unidos.

"O mote Designing Tomorrow, que conduziu à 30ª da Export Home, fez referência ao desafio que os criadores enfrentam no presente, tendo em mente o futuro e as suas exigências. Nesta Feira, apresentámos uma lista de empresas, de modo a destacar o setor de Mobiliário e Iluminação e apresentando um reflexo de uma indústria com vasta experiência - aliada à tecnologia e reconhecida internacionalmente", destacou Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor. Sobre as dinâmicas que completaram a edição, a mesma considera que "o “Hotel Concept”, protagonizado pelo designer de interiores e mobiliário Fabián Pellegrinet Conte, foi uma das maiores atrações, revelando diferentes ambientes em contexto de unidade hoteleira, pensados pelo curador, partindo das soluções presentes na feira", reforça.

IDF aclama pela Primavera e destaca as tendências de design e decoração

Ainda no recinto da Exponor, fez-se primavera através da feira IDF Spring. "Blended with nature" foi o mote da feira de design e decoração de interiores, que reuniu, no mesmo espaço, as principais empresas fornecedoras destes setores.

Em exposição estiveram acessórios de lar, desde têxtil , cutelaria, loiça e cerâmica, tecidos e revestimentos de interior, natureza e flores, que englobam decoração, fragrância e ilustrações, bem como a vertente de papelaria, através da realização da dinâmica Paper Show – Feira de Papelaria, Gift e Material de Escritório.

Uma das tendências destacadas nesta feira foi protagonizada pela arquiteta e criadora de conteúdos Joana Luís, através da dinâmica “Pure Edition”. Neste espaço, foram exibidas as novas coleções de tecidos e revestimentos de decoração, que terá como conceito de inspiração a tendência do “Plantscaping”. Num exercício de criatividade, as plantas da empresa Criaverde integraram-se no espaço, de modo a criar uma atmosfera de harmonia. Sobre esta tendência e a importância de marcarem presença na feira, Alice Marques, responsável por este projeto, destaca que "a Criaverde permitiu mudar mentalidades, especialmente de arquitetos e designers. Percebemos que gostam de plantas naturais, mas existe um impedimento, a parte técnica, pois não sabem como tratar ou aconselhar ao cliente. Assim, estamos a ser uma ajuda para estes serviços, para que deixem de usar plantas artificiais".

As duas feiras contaram com variados momentos dinâmicos. Na Exporthome contaram com vários oradores num ciclo de palestras, que recebeu o interesse de muitos profissionais. A IDF Spring quis premiar o que de melhor tem sido feito nos setores de decoração, utilidades domésticas, design, papelaria ou gift através do concurso “Presente - A Melhor Loja”. Destacou-se a empresa Unbox Color, da arquiteta Susan Fischer. Foram ainda atribuídas as menções honrosas aos projetos Santo Infante, Jota Barbosa e Hazelnut.