Export Home e IDF Spring abrem portas para mais uma edição na Exponor

• Export Home e IDF Spring vão dividir as atenções entre os dias 2 e 5 de março, na Exponor. As feiras vão apresentar as novidades dos setores do mobiliário, design e decoração

• No recinto, destaca-se o hotel conceptual de Fabián Pellegrinet Conte, os "makers" e as suas criações de cerâmica, bem como a criação da arquiteta Joana Luís, que alia tecidos à natureza

Regressam em dose dupla, mas cada uma com o seu destaque, entre os dias 2 e 5 de março, na Exponor - Feira Internacional do Porto. De um lado, a Export Home celebra a sua trigésima edição e apresenta tecnologia e inovação em torno dos setores do mobiliário, do outro a IDF Spring chama a Primavera e apresenta as tendências que aliam a natureza à decoração.

A Export Home - Feira de Mobiliário e Design de Interiores – volta a apresentar-se com foco no mercado externo, ao desempenhar um papel de ponte entre os principais fabricantes portugueses e os prescritores e potenciais compradores, oriundos de todo o mundo. Sob o tema “Designing Tomorrow”, o evento apresenta uma lista de mais de 70 expositores, colocando em destaque o setor de Mobiliário e Iluminação, apresentando um reflexo de uma indústria com vasta experiência - aliada à tecnologia e reconhecida internacionalmente. Além disso, a agenda será ainda composta por diversas dinâmicas, que visam a apresentação de visões criativas, o debate e a premiação.

“Hotel Concept” é o conceito que regressa em 2023, de novo protagonizado pelo designer de interiores e mobiliário Fabián Pellegrinet Conte. O curador volta a criar diferentes ambientes em contexto de unidade hoteleira. Desde os quartos aos espaços lounge, apresentando todo um vasto leque de soluções em mobiliário, iluminação e têxteis, neste hotel conceptual não vão faltar ofertas inovadoras e criativas. As variadas propostas vão partir de soluções presentes na feira, de modo a conduzir o visitante a uma experiência ainda mais imersiva.

Numa edição em que se celebra um aniversário especial, a Export Home pretende levar os seus visitantes a refletir sobre o setor e a forma como tem evoluído. Assim, de modo a fomentar o espírito crítico e o debate, vão realizar-se algumas talks que visitam diversos temas atuais. As tendências dos materiais no mobiliário, a sustentabilidade, os novos comportamentos do consumidor e as casas inteligentes são alguns dos tópicos sobre a mesa redonda.

A premiação do setor vai fazer-se lado a lado com a Universidade de Aveiro, através do concurso “Export Home Sustentabilidade e Inovação”. Esta é a terceira edição da iniciativa que pretende destacar o que de melhor se tem realizado no setor. A mais recente edição visa estimular a adoção de boas-práticas de sustentabilidade nos processos de produção e desenvolvimento de novos produtos. Todas as empresas expositoras estão aptas à inscrição.

IDF chama a Primavera e alia a natureza à decoração

A edição de primavera da IDF - Feira de Decoração e design regressa para colocar, no mesmo espaço, as principais empresas fornecedoras destes setores. "Blended with nature" é o mote deste ano, que procura colocar em destaque referências que incorporam a natureza em espaços de interiores.

Em exposição, vão estar acessórios de lar, desde têxtil , cutelaria, loiça e cerâmica, tecidos e revestimentos de interior, natureza e flores, que englobam decoração, fragrância e ilustrações, bem como a vertente de papelaria.

Das dinâmicas apresentadas na feira destaca-se a “Makers Showcase”, que lança, à nova geração de marcas e designers, o desafio de apresentarem conceitos criativos e novas abordagens, mais contemporâneas e sustentáveis. A tendência da cerâmica ganha o destaque, pelas mãos das ceramistas e "makers" Joana Nogueira, Silvia Couto e Maria João Cravo, entre outros. Noutro espectro, a arquiteta e criadora de conteúdos Joana Luís vai protagonizar a dinâmica “Pure Edition”. Neste espaço, vão ser exibidas as novas coleções de tecidos e revestimentos de decoração, que terá como conceito de inspiração a tendência do “Plantscaping”. Num exercício de criatividade, as plantas vão integra-se no espaço de modo a cria uma atmosfera de harmonia.

Em simultâneo com a IDF, vai realizar-se a Paper Show – Feira de Papelaria, Gift e Material de Escritório. Durante os quatro dias de evento, as empresas fornecedoras têm a oportunidade de apresentar os novos produtos, coleções e soluções aos profissionais. Artigos de Papelaria, brinquedos, artigos de escritório e marroquinaria vão ser alguns dos produtos em exposição.

A premiação não fica excluída nesta feira de primavera. De modo a destacar o que de melhor tem sido feito nos variados setores - decoração, utilidades domésticas, design, papelaria ou gift - vai realizar-se o concurso “Presente - A Melhor Loja”, organizado pela Exponor. O objetivo é premiar o melhor retalhista em Portugal e a concurso podem submeter-se todas as pessoas, singulares ou coletivas, que explorem estabelecimentos comerciais de venda de artigos de decoração, design e utilidades para a casa, junto do consumidor final, com atividade em funcionamento.

Num contexto cada vez mais digital, a Export Home e IDF Spring apresentam as suas edições online. E+E IDF e E+E Export Home são as plataformas digitais desenvolvidas para cada uma das feiras, de modo a criar um ecossistema global dos setores que exploram e estreitar as relações entre visitantes e expositores. Estas redes de networking permitem o agendamento de pedidos de reuniões, funcionam como um espaço de conferências e workshops online, entre muitas outras mais-valias.

Export Home & IDF Spring

Horário: