PortoJóia regressa em setembro com um aumento do número de expositores

Tradição e Inovação voltam a dialogar no mesmo espaço: PortoJóia regressa em setembro com um aumento do número de expositores

- Feira ibérica apresenta “More is More” como mote da 32ª edição, na qual apresentará as mais recentes tecnologias e tendências do setor

- Oficina PortoJóia, em parceria com o Cindor, é uma das grandes novidades, que enfatiza a importância da formação especializada. Demonstrações in loco de filigrana, cinzelagem e cravação vão compor estas oficinas

Matosinhos, Porto, 4 de setembro de 2023 – São 32 edições a destacar o dinamismo da indústria da joalharia, ourivesaria e relojoaria à escala ibérica. A PortoJóia, que apresenta uma montra adornada por estes três setores, mantém-se um evento de referência entre marcas, fabricantes, designers e compradores. Regressa à Exponor - Feira Internacional do Porto, entre os dias 21 e 24 de setembro para colocar em exposição alguns dos nomes mais conceituados ao lado dos novos criadores e, simultaneamente, perpetuar o debate sobre o futuro.
Uma das tendências esperadas neste universo é ditada pela "Era do Maximalismo", que justificou o tema da próxima edição da feira. "More is More" foi o mote escolhido, que descreve uma temporada que será marcada pela liberdade infindável de múltiplas conjugações, com cores, formas e padrões. Deixa-se para trás o medo de arriscar e abraça-se a autenticidade.
Este espaço de novidades reserva-se a um perfil abrangente de expositores desde marcas, fabricantes e designers, bem como empresas de embalagem, máquinas, serviços e software. Com uma previsão de cerca de 100 empresas, a 32ª edição já se apresenta com um aumento significativo face à edição anterior. “Edição após edição, celebramos o dinamismo e a inovação que descrevem a indústria. Voltamos a apresentar um evento que não só reúne designers, marcas e artesãos de renome, como também cria um ambiente propício para que partilhem as suas criações mais recentes e inovadoras. O esforço é sempre direcionado para proporcionarmos uma experiência excecional, que reflita as tendências emergentes, as tecnologias de ponta e as abordagens criativas que estão a moldar o futuro. O aumento do número de inscritos deixa-nos muito satisfeitos e demonstra a importância que esta feira representa para o setor”, destaca Amélia Estevão, diretora de marketing da Exponor.
O reforço da relojoaria foi um dos objetivos alcançados. A organização avança que, para  além das marcas habituais, o certame vai contar com a estreia das empresas HIRSCH Braceletes Portugal e o Grupo Expertis. No campo da inovação vão contar ainda, pela primeira vez, com a  Osmium Instituto Portugal, empresa que comercializa um material inovador, disponível em Portugal desde 2021 – o osmium cristalino.
A PortoJóia mantém-se uma feira exclusiva a profissionais do setor e reserva quatro dias compostos por diversas dinâmicas que destacam as tendências e os novos criadores. Art & Jewels é uma delas, que regressa para a sua 3ª edição e que promove parcerias entre a joalharia e outras áreas criativas, associando artistas a designers. Numa área reservada da feira, vão ser expostas as criações nascidas destas sinergias. As duplas inovadoras deste ano já foram anunciadas e combinam o universo da joalharia à moda, à arte, à decoração, passando pela pastelaria. São estas as duplas: Maria João Costa & Katy Xiomara, Sara Sousa Pinto & Maria Beatitude, Ruben Roque & Onlywood, bem como JLD & Miss Pavlova.
O concurso Prémio Best Of '23 é outro dos momentos mais aguardados, uma vez que destaca o trabalho desenvolvido pelos profissionais do setor.  São sete as categorias em destaque - designer revelação, melhor loja física, melhor loja online, aluno revelação, prémio carreira, melhor montra em stand e melhor stand -, cujos vencedores serão revelados a 22 de setembro.
A próxima edição apresenta ainda a “Oficina Portojóia”, uma novidade em parceria com o Cindor (Centro de Formação Profissional do Setor da Ourivesaria e Relojoaria). Este vai ser um espaço dedicado ao que distingue e eleva a joalharia: a arte do savoir faire. A Exponor e a escola compreendem a importância da formação especializada quando aliada ao envolvimento das empresas, assim, vão criar uma oficina de formação nas diferentes áreas - filigrana, cinzelagem e cravação -, na maior exposição de ourivesaria e joalharia do país.
A PortoJóia apresenta ainda um programa vasto composto pelos temas mais quentes que têm vindo a influenciar estas áreas. Os dias de evento vão contar com palestras e debates de modo a enriquecer a experiência dos visitantes. A importância do marketing e do branding para a evolução dos negócios, os mitos e as curiosidades sobre os metais preciosos em Portugal, bem como a envolvência da joalharia com a moda e as próximas tendências são alguns dos temas que compõem a agenda.

PortoJóia
21 a 23 de setembro: 10h00 – 20h00