Paraíso, de Sérgio Tréfaut: estreia nacional dia 16 de Setembro

1) SEXTA, 27 AGOSTO 2021 | 10:30 | ICA

2) QUINTA, 2 SETEMBRO 2021 | 10:30 | ICA

(Duração: 1h25)

Confirmação de presença obrigatória com indicação do dia pretendido para:

Débora Pereira: imprensa.speak@gmail.com
(confirmações até ao fim da manhã do dia anterior do visionamento)

Paraíso, de Sérgio Tréfaut, estreia no dia 16 de Setembro, nas salas de cinema portuguesas. Antes disso, a ante-estreia nacional realiza-se no dia 6 de Setembro, na sessão de encerramento do 18.º IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, na Culturgest, com a presença do realizador.

Com estreia mundial no passado mês de Abril, no Brasil, no É Tudo Verdade 2021 – Festival Internacional de Documentários – onde foi muito bem recebido pelo público e pela crítica – Paraíso foca-se num grupo de homens e mulheres quase centenários, com amor à música, que se junta para cantar nos jardins públicos do Palácio do Catete, antiga residência dos presidentes do Brasil, no Rio de Janeiro.

Sobre o documentário, Sérgio Tréfaut refere: “Nasci no Brasil e deixei o pai´s quando era adolescente. Voltei agora, apo´s mais de 40 anos de ause^ncia. Procurei reencontrar o que ficou de um pai´s que eu guardava na memo´ria. Filmei nos jardins do Pala´cio do Catete, pouco antes da pandemia. Sede do governo ate´ a construc¸a~o de Brasi´lia, o Pala´cio do Catete e´ hoje o Museu de Repu´blica. Ate´ Marc¸o de 2020, os jardins recebiam uma populac¸a~o idosa que se reunia todos os dias para cantar e partilhar o seu amor pela vida, até surgir a pandemia. Parai´so e´ o retrato de um Brasil que desaparece”.

Após Raiva, que estreou em Portugal, em 2018, Paraíso é o 14.º filme e a 10.ª longa-metragem de Sérgio Tréfaut, que neste momento está também a trabalhar na pós-produção do filme A Noiva, uma ficção sobre as viu´vas da Jihad, baseada em factos reais, integralmente filmada no Iraque.

SINOPSE:
Todos os dias ao cair da tarde, mulheres e homens quase centena´rios reu´nem-se para cantar antigas canc¸o~es de amor nos jardins do Pala´cio do Catete – Rio de Janeiro. Sa~o sobreviventes de um Brasil que desaparece. As suas vidas e os seus cantos sa~o subitamente interrompidos pela pandemia de coronavi´rus. Este filme e´ uma homenagem a` beleza de uma gerac¸a~o dizimada.

PARAÍSO - Trailer

PRESS-KIT