Reconhecimento confirmou Lés-a-Lés ''à moda antiga''

Portugal de Lés-a-Lés prepara regresso às exigências dos primeiros anos

Aventura ganha contornos épicos

Realizado que está o reconhecimento da totalidade do percurso do 26.º Portugal de Lés-a-Lés, a equipa da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal confirma o regresso de uma aventura que, à boa maneira dos primeiros anos, é para todas as motos, mas não para todos os motociclistas. Uma edição que será exigente em termos de condução, com muitas estradas secundárias em regiões pouco povoadas, com muitas curvas e alguns caminhos de terra batida, imprescindíveis para a verdadeira descoberta de um País realmente ímpar e surpreendente.

Com as inscrições, abertas até 19 de maio em les-a-les.com, a decorrerem a um bom ritmo, é de prever que muitos motociclistas aceitem o desafio e se apresentem às Verificações Técnicas e Documentais, em Portimão no dia 6 de junho. E que, nesse mesmo dia, divirtam-se no Passeio de Abertura, pelas praias do concelho portimonense, de onde rumarão, no dia seguinte, até Évora. Etapa bastante exigente através da serra algarvia, antes de um dia mais rolante, mas mais longo, atravessando o Alentejo rumo à Covilhã.

Segunda etapa que parte do coração da cidade reconhecida pela UNESCO como Património Mundial, com passagem pelo Crato onde a BMW Motorrad receberá toda a caravana com a animação e carinho habitual, no Oásis instalado na pequena e bonita aldeia de Flor da Rosa. Paragem retemperadora antes de seguir viagem até Vila Velha de Rodão, onde o renovado espaço envolvente da Torre do Rei Vamba permitirá desfrutar de espetaculares e ímpares vistas sobre as Portas do Rodão.

Desta escarpa sobranceira ao Tejo e de grande importância estratégica desde o Século XII, há que arrepiar caminho até Tinalhas, no concelho de Castelo Branco, onde o Moto Clube local faz questão de dar a conhecer o busto que homenageia o Padre José Fernando. E que estará ao lado de outras peças em pedra, ligadas ao motociclismo, incluindo o Arcanjo São Rafael, protetor e padroeiro de todos os motociclistas.

Proteção divina para o colorido pelotão na incursão em terras espanholas através da fronteira de Monfortinho sobre o rio Erges, para nova visita às instalações da Motoval em Valverde del Fresno com promessas de ‘una gran fiesta’. Depois de cumprimentar o representante da Dunlop que há vários anos apoia o Lés-a-Lés e onde sempre existe música e porco no espeto, o regresso a Portugal será feito por Penamacor. E com direito a receção no renovado espaço do centro histórico e no castelo.

Paragem para respirar um pouco antes de atacar os últimos quilómetros até à Covilhã, cidade amiga dos motociclistas e que é privilegiada porta de entrada na Serra da Estrela. Na Capital dos Lanifícios, a proposta lançada pelos hospitaleiros e sempre divertidos Lobos da Neve, é de aproveitar o final de tarde e início da noite para apreciar a arte urbana na cidade com mais murais por metro quadrado.
Últimos momentos de relaxe no 26.º Portuga de Lés-a-Lés antes da última etapa que levará os resistentes desde a Covilhã até Penafiel, numa tirada longa e muito exigente. Onde as paisagens e muito motivos de interesse ajudarão a superar o esforço que se exige numa verdadeira aventura. Uma aventura à moda antiga…

O Gabinete de Imprensa
Portugal de Lés-a-Lés