Apresentação da Seleção Nacional de Judo presente no Campeonato do Mundo - Tóquio 2019

A Seleção Nacional de Judo presente no Campeonato do Mundo – Tóquio 2019 foi apresentada esta terça-feira, 13 agosto, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição cumpre-se entre os dias 25 de agosto e 1 de setembro, na capital japonesa.

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas– Paulo César, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes, dos Treinadores da Seleção Nacional – Ana Hormigo e Pedro Soares e dos Atletas Lusos presentes em Tóquio.

A Comitiva Portuguesa é composta por 18 Judocas (maior participação de sempre e máximo permitido pela IJF)  – Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Miguel Pisco (-60 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva(-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Carlos Luz (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg - cabeça de série), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Pedro Soares e Tsuyoshi Tsunoda, pelos Fisioterapeutas Rita Fernandes e Sérgio Morais, pelo Diretor José Robalo e pelo Presidente da FPJ Jorge Fernandes.

O Japão recebe cerca de 917 Atletas (553 Masculinos e 364 Femininas) em representação de 152 Países (de 5 Continentes). Os Melhores Judocas do Mundo disputam nos tatamis a confirmação de um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Declarações:

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas– Paulo César

“Odivelas é a casa do Judo. Desejo que façam uma competição fantástica e dignificam o nosso país, como têm feito sempre. Espero que se preparem bem, até porque brevemente iremos receber aqui em Odivelas a ‘Champions League’ do Judo e contamos com todos na máxima força.”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

“Esperamos que os Atletas deem o seu máximo, como têm feito até aqui. As vagas foram todas preenchidas, não pode ir mais ninguém. Estes Atletas estão aqui por mérito. Apenas queremos que eles façam o seu melhor, nós, Federação, estaremos com eles até ao fim, corra bem ou mal.”

Treinadora da Seleção Nacional – Ana Hormigo

“Este Mundial conta com um número elevado de Atletas de grande qualidade a disputar o pódio. Temos Judocas que venceram várias Medalhas do Circuito, mas estamos a falar de um Campeonato do Mundo, onde o nível é altíssimo. A entrega e motivação destes Atletas é grande, mas também vão ter de se superar.”

Treinador da Seleção Nacional – Pedro Soares

“Esta é a última grande prova antes dos Jogos Olímpicos, sendo aquela que mais se aproxima em termos de qualidade dos Atletas. Esta é uma boa oportunidade para os nossos Judocas darem um passo em frente e se aproximarem daquilo que tem de ser a sua ambição. “

Judoca da Seleção Nacional - Jorge Fonseca

“O meu objetivo é fazer o melhor resultado possível neste Campeonato do Mundo. Sou cabeça-de-série e quero justificar esse estatuto. A preparação correu bem e podem contar comigo.”

Judoca da Seleção Nacional – Telma Monteiro

“Sinto-me tranquila. São estas grandes competições que marcam uma carreira e a minha mentalidade é sempre estar no pódio. Existe sempre uma pressão, mas não me incomoda nada, é natural e faz parte, por todas as medalhas que já ganhei. Tento encarar isso como uma coisa positiva.”