Apresentação da Taça da Europa de Juniores - Coimbra 2019

A Taça da Europa de Juniores - Coimbra 2019 foi apresentada esta terça-feira, 12 de março, no Auditório do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. A prova cumpre-se no próximo fim-de-semana (16 e 17 de março), no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, sendo esperados cerca de 491 Atletas (288 masculinos e 203 femininos) de 25 Países.

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Diretor do Departamento de Cultura, Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Coimbra – Francisco Paz (em representação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra – Dr. Carlos Cidade), do Presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ) – Dr. Jorge Fernandes, do Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Alfredo Lucas e dos Atletas Bernardo Tralhão Fernandes (ACM) e André Diogo (JCC),  presentes nesta prova.

A competição é reconhecida com uma das mais importantes do calendário internacional de judo, no escalão de Juniores, pertencendo ao Junior World Tour da IJF (International Judo Federation) que permite pontuar no Ranking Mundial de Juniores. Por estar inserida neste escalão, a prova recebe judocas com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

Esta Taça da Europa realizada em Coimbra, representa uma oportunidade para que um maior número de judocas lusos possa competir, fazer bons resultados e tentar obter os mínimos para a participação no Campeonato da Europa e do Mundo deste escalão.

Declarações

“É um orgulho e uma satisfação acolher estes eventos em Coimbra. Precisamos que a Cidade responda com a sua presença, apoiando os Atletas e incentivando-os. Não temos receio que a competição cresça porque, com certeza, conseguimos arranjar soluções para eventuais problemas logísticos que possam ocorrer, inclusive a criação de mais Pavilhões Desportivos na cidade.”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“Esta competição já é uma tradição em Coimbra. É uma cidade que sabe receber e a prova tem vindo a crescer a nível organizativo e competitivo. Neste momento, estão inscritos quase 500 Atletas, o que é um Recorde de Participação. São números que têm crescido de ano para ano e temos que continuar o bom trabalho feito até aqui.”

Secretário Geral da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Alfredo Lucas

“O crescimento desta prova é uma realidade, mas também nos cria alguns problemas de logística. Acima de tudo, é um grande orgulho receber esta competição internacional, damos o máximo no trabalho que desenvolvemos para apoiar a FPJ. Agradecemos todo o esforço feito pela FPJ em manter este evento em Coimbra e esperemos que continue para sempre.”

Atleta André Diogo (JCC)

“Venham ao Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia no próximo fim-de-semana, porque vai valer a pena. O Judo é uma modalidade diferentes, há muito respeito e muito companheirismo.”

Atleta Bernardo Tralhão Fernandes (ACM)

“Esta competição é uma boa preparação para as provas estrangeiras. Sinto-me preparado. Temos muitos Atletas Portugueses e apoiamo-nos muito uns aos outros, o que é importante. Quero pedir o apoio de todos os meus colegas, amigos, familiares e de todas as pessoas de Coimbra. Venham apoiar Portugal no próximo fim-de-semana.”

Notas:

Por se tratar de uma prova internacional, a União Europeia de Judo obriga à Acreditação de todos os elementos da comunicação social que queiram circular no recinto da competição. A Acreditação deve ser feita online, aqui: www.eju.net/accreditation

Press-Kit com mais informação e Lista de Atletas Portugueses Inscritos em anexo.

Transmissão da Apresentação: https://bit.ly/2SXFRtP

Fotos: https://bit.ly/2XTLWew