APRESENTAÇÃO DO CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES – ODIVELAS 2023

23pr61_20/06/2023

APRESENTAÇÃO DO CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES – ODIVELAS 2023

20 JUNHO | AUDITÓRIO PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

O Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 foi apresentado esta terça-feira, dia 20 de junho, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição, que se cumpre entre os dias 22 a 25 de junho, reúne os Melhores Jovens Judocas Europeus.

A Conferência de Imprensa de apresentação do evento contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Odivelas – Francisco Baptista, da Diretora Desportiva da European Judo Union - Urska Zolnir Jugovar, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Sérgio Pina, dos Treinadores Nacionais de Cadetes – António Saraiva e Joana Ramos e dos Judocas presentes na competição – Rosa Mané, Tiago Coutinho, Rodrigo Janeiro e Maria Silveira.

Este Campeonato da Europa de Cadetes marca o regresso das provas internacionais de Judo a Odivelas. Entre 22 e 25 de junho, os Melhores Jovens Judocas da Europa (mais de 400 inscritos de 39 Países) combatem entre si em busca do Título Europeu do escalão. Portugal conta com cerca de 20 Atletas, que vão ser acompanhados pelos Treinadores António Saraiva e Joana Ramos.

Os elementos da comunicação social que pretendam acompanhar a competição presencialmente, devem estar registados na EJU (https://www.eju.net/media/) e aceder aqui: https://www.eju.net/user-events/?mode=accreditate&eventId=248292. De seguida, recebem confirmação da acreditação no email de registo.

A Conferência de Imprensa contou com transmissão streaming, podendo ser vista em: https://www.youtube.com/watch?v=CSfqaGFp2Ic

Mais Informação e Lista de Inscritos:

Declarações:

Vereador da Câmara Municipal de Odivelas – Francisco Baptista
“É sempre um privilégio para o Município de Odivelas receber provas internacionais, especialmente quando estão em causa escalões de formação. O Judo é, uma vez mais, o ponto de encontro entre a visão que adotámos para o concelho e a concretização, em termos práticos, da política desportiva e investimento no desporto dos últimos anos.”

Diretora Desportiva da European Judo Union - Urska Zolnir Jugovar
“Sejam bem-vindos a Odivelas, palco do Campeonato da Europa de Cadetes 2023. Desde o início que é percetível que esta competição ia  ser muito bem preparada e organizada. Esperamos bons combates dos nossos jovens atletas, mas mais importante, que todos os judocas, à volta do mundo, continuem a espalhar os valores do judo.”

Diretora Desportiva Principal da European Judo Union – Catarina Rodrigues
“A primeira palavra que me surge é finalmente (estamos de volta a Odivelas). Esta é uma das grandes casas do judo e o último grande evento que decorreu aqui foi em dezembro de 2019, a Champions League, com boa memória para Portugal, com o Sporting CP a sagrar-se Campeão Europeu de clubes e espero que isso seja um bom prenuncio para os Atletas que vão combater aqui entre quinta-feira e domingo.”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Sérgio Pina
“Voltamos a Odivelas, onde estamos sediados, com mais uma prova de altíssima qualidade, do ponto de vista desportivo e organizativo. Desejo a todos os atletas o maior sucesso desportivo, com a certeza de que tudo vai correr com normalidade.”

Treinador Nacionais de Cadetes – António Saraiva
“A Federação Portuguesa de Judo fez um esforço para que estes Atletas participassem em estágios e provas internacionais, sem as quais é mais difícil evoluir. Os resultados vão depender de vários fatores, mas estamos a jogar em casa e tudo pode acontecer.”

Treinadora Nacionais de Cadetes – Joana Ramos
“A nossa equipa foi muito pensada e prepara para esta competição, apesar de não ser o fim da época. Desde o campeonato nacional de apuramento para a seleção de cadetes que temos feito uma preparação muito especifica e intensa. Fizemos 5 Estágios Internacionais mais 1 de preparação. Estes Atletas fizeram 5 Taças da Europa este ano. Esta é a Seleção mais bem preparada que temos.”

Tiago Coutinho - Judoca da Seleção Nacional
“Comecei a ter bons resultados muito recentemente. Tem sido tudo muito rápido, mas tenho-me sentido cada vez mais bem preparado para as provas. Os estágios que fizemos foram bastante benéficos. Quero chegar à competição o mais forte possível.”

Rodrigo Janeiro - Judoca da Seleção Nacional
“Sinto-me bem, apesar de ainda não ter atingido os resultados que esperava nas Taças da Europa. Trabalho para me conseguir superar e sei que, com o que tenho trabalhado, é uma questão de tempo  até chegar aos lugares mais altos do pódio.”

Maria Silveira - Judoca da Seleção Nacional
“Sinto-me bastante confiante. Estou feliz por ter uma prova destas em casa. Espero ter muito apoio das bancadas e que tudo corra bem.”

Fotografias: https://we.tl/t-x7cS6Brmwl