Apresentação do European Judo Open Women - Odivelas 2020

A Apresentação do European Judo Open Women - Odivelas 2020, cumpriu-se esta terça-feira, 28 de janeiro, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 1 e 2 de fevereiro, em Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020.

A Conferência de Imprensa contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de JudoJorge Fernandes, do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas - Paulo César, do responsável pelo Marketing e Comunicação da Federação Portuguesa de JudoMiguel Galhardas, da Madrinha da Prova – Bárbara Timo e da Atleta Wilsa Gomes.

Recordamos que Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020 volta a receber uma prova internacional de Judo. Nos dias 1 e 2 de fevereiro, o Pavilhão Multiusos de Odivelas é o palco do European Judo Open Women - Odivelas 2020. São esperadas cerca de 160 Judocas, com a presença garantida das maiores potências do judo mundial, como o Japão, Rússia, França, Brasil, entre outras. A competição permite pontuar para o Ranking Mundial, o que aumenta a sua importância no início do Ano Olímpico.

Algumas das maiores judocas mundiais procuram angariar os pontos que lhes garantam o acesso a Tóquio 2020, enquanto se preparam para uma das maiores provas mundiais, o Grand Slam de Paris, que se realiza no fim-de-semana seguinte.

Declarações:

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

“Desejo uma boa competição a todas as nossas Atletas. Temos várias Judocas de grande nível que não podem estar presentes, como aquelas que estiveram recentemente no Grand Prix de Tel Aviv e continuam em Israel para um Estágio Internacional e, daqui a pouco mais de uma semana vão para Paris, participar no Grand Slam. Para esta prova contamos com muitas Atletas que vão competir pela qualificação para Paris 2024, no próximo ciclo olímpico. Muito obrigado à Câmara Municipal de Odivelas e muita força e sorte para as nossas Judocas.”

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas - Dr. Paulo César

“Esta é mais uma prova importante do calendário internacional da modalidade. É importante para os Atletas Portugueses, que têm a oportunidade de ver reforçado o apoio das bancadas, dando continuidade ao seu percurso fantástico. Tenho a certeza de que voltaremos a orgulhar o nosso país. Como sabem, em Odivelas é como se estivessem em casa. Que ganhem as melhores e que as melhores sejam as nossas atletas.”

Responsável pelo Marketing e Comunicação da Federação Portuguesa de Judo – Miguel Galhardas

“Este European Judo Open Women - Odivelas 2020 integra o calendário da Federação Internacional e permite pontuar para o Ranking Mundial. Vamos contar com cerca de 160 Judocas, com destaque para a Campeã Olímpica de 2012, a brasileira Sarah Menezes e para a romena Stefan Corina, Vice-Campeã Olímpica, também em Londres, o que demonstra o nível da prova. É uma grande oportunidade para o público ver estas lendas vivas e assistir a Judo deste nível, com a presença de grandes potências da modalidade como o Japão, França, Russia, Brasil, Espanha e Itália.”

Madrinha da Prova – Bárbara Timo (Atual Vice-Campeã Mundial)

“É uma grande honra ser a madrinha desta prova e representar Portugal e a Seleção Nacional. Olhando para as inscritas, o nível está realmente muito alto, até tenho vontade de competir, mas tenho de seguir o planeamento para Tóquio 2020. Vamos ter combates muito fortes aqui, com campeãs olímpicas, atletas japonesas, francesas, alemãs, etc. Penso que é fundamental para Portugal ter esta cultura de Judo, com grandes provas internacionais, como as que tivemos o ano passado e como esta. Para os mais novos, é importante assistirem a estas competições e sonharem pisar os tatamis nos anos seguintes.”

Atleta da Seleção Nacional – Wilsa Gomes

“Tenho treinado o mês todo a pensar nesta prova e sinto-me preparada. A combater em casa, queremos sempre fazer um bom resultado para o nosso país, com a certeza de que vamos ter o apoio das bancadas. O público quer sempre que as suas atletas estejam no topo em todas as categorias, o que nem sempre é possível, mas estamos a trabalhar para isso. Vou dar o meu melhor para terminar no lugar mais alto do pódio.”

NOTAS:

1) Mais informação no Press-kit em anexo.

2) Por se tratar de uma prova internacional, a União Europeia de Judo obriga à acreditação de todos os elementos da comunicação social que queiram circular no recinto da competição. A Acreditação deve ser feita online, aqui: www.eju.net/accreditation