AZERBAIJÃO DOMINA PRIMEIO DIA | CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES - ODIVELAS 2023 | 22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

23pr63_22/06/2023

AZERBAIJÃO DOMINA PRIMEIO DIA

CAMPEONATO DA EUROPA DE CADETES – ODIVELAS 2023
22-25 JUNHO | PAVILHÃO MULTIUSOS DE ODIVELAS

O primeiro dia do Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 cumpriu-se esta quinta-feira, 22 de junho, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Durante 4 dias, os Melhores Jovens Judocas Europeus, num total de 404 Atletas (189 Femininos e 215 Masculinos) de 40 Países, competem entre si em busca dos títulos continentais do escalão.

O dia inaugural do evento foi dedicado às categorias -40 kg, -44 kg e -48 kg femininas e -50 kg, -55 kg e -60 kg masculinas, com 132 Judocas (55 Femininas e 77 Masculinos) em ação. Portugal foi representado por 5 Atletas masculinos (Martim Nicola, Afonso Reis, Diogo Caetano, Carlos Costa e David Silva). Os jovens judocas lusos não conseguiram superar os seus primeiros adversários, nem foram repescados.

Antes dos combates decisivos pelas medalhas, realizou-se a Cerimónia de Abertura do evento, com a presença do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – Vítor Pataco, do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Francisco Baptista, do Presidente da European Judo Union – László Tóth e do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Sérgio Pina.

Na sequência, o Clube Judo Total realizou duas demonstrações, uma de Kata (3 primeiros grupos de nage-no-kata) com Diogo Ferreira (Uke) e Carlos Diniz (Tori), e outra de Nage-komi, com Miguel Vieira (Primeiro judoca paralímpico português, Rio 2016) e Djibrilo Iafa (Paralímpico em Tóquio 2020), ambos em zona de qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Seguiu-se o Bloco de Finais, com os derradeiros combates do dia. A nível individual, Patricia Tomankova (-40 kg) da Eslováquia, Marta Beorlegui Oses (-44 kg) de Espanha, Vusala Hajiyeva (-48 kg) do Azerbaijão, Mahammad Mamishov (-50 kg) do Azerbaijão, Mirkhalig Iskandarov (-55 kg) do Azerbaijão e Mahammad Musayev (-60 kg) do Azerbaijão conquistaram as Medalhas de Ouro nas suas respetivas categorias e sagraram-se Campeões Europeus, neste primeiro dia da prova.

No final do primeiro dia, o Azerbaijão ocupa a 1ª posição do ranking dos Países presentes, subindo ao pódio 5 vezes (4 Ouros e 1 Bronze). Espanha, com 3 Medalhas (1 Ouro e 2 Bronzes), garantiu a 2ª posição do pódio. A Eslováquia, que conquistou 1 Medalha de Ouro, completa o pódio.
Medalheiro e Resultados em: https://judotv.com/competitions/eju_cad2023/results

Recordamos que Portugal está representado por 18 Atletas (8 Femininas e 10 Masculinos): Margarida Trindade (-52 kg), Mariana Pereira (-52 kg), Maria Silveira (-57 kg), Maria Dias (-57 kg), Matilde Jota (-63 kg), Carlota Pina (-63 kg), Beatriz Rosa (-70 kg), Rosa Mané (+70 kg), Martim Nicola (-50 kg), Afonso Reis (-50 kg), Diogo Caetano (-55 kg), Carlos Costa (-60 kg), David Silva (-60 kg), Rodrigo Janeiro (-66 kg), Duarte Júnior (-73 kg), Tiago Coutinho (-81 kg), Daniel Mazyar (-90 kg) e Danilo Storozhuk (-90 kg), que são acompanhados pelos Treinadores António Saraiva e Joana Ramos.

O Campeonato da Europa de Cadetes – Odivelas 2023 recomeça esta sexta-feira, 23 de junho, dia dedicado às categorias -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -66 kg e -73 kg masculinas. Margarida Trindade, Mariana Pereira, Maria Silveira, Maria Dias, Matilde Jota, Carlota Pina, Rodrigo Janeiro e Duarte Júnior são os 8 Judocas Lusos em ação no segundo dia de combates. As eliminatórias têm início marcado para as 09h30.

Declarações

Jerónimo Ferreira – Treinador da Seleção Nacional Paralímpica e do Clube Judo Total
“É com demonstrações como a que fizemos aqui hoje que conseguimos sensibilizar e demonstrar que há judo para todos e permite-nos chegar a mais pessoas. Também é importante para os nossos atletas participarem nestas ações. Em Portugal é muito difícil termos atletas cegos a competir e ainda mais, alargar esse número. Não depende só de nós, há um conjunto de fatores que influenciam isso. No clube fazemos a nossa parte, mas precisamos que as pessoas venham ter connosco, que conheçam o projeto e que experimentem fazer judo independentemente da sua condição. Não tem de ser necessariamente no Clube Judo Total, há mais clubes, mas queremos que haja mais pessoas a praticar judo, isso para nós já é uma vitória.”

NOTAS:
1) Fotografias: https://www.eju.net/gallery/gallery/272440/