CAMPEONATO DO MUNDO DE JUDO - TASHKENT 2022 | 6-12 OUTUBRO | TASHKENT, UZBEQUISTÃO

CAMPEONATO DO MUNDO DE JUDO - TASHKENT 2022

6-12 OUTUBRO | TASHKENT, UZBEQUISTÃO

O Campeonato do Mundo de Judo - Tashkent 2022 cumpre-se entre os dias 6 e 12 de outubro.  A capital uzbeque recebe os Melhores Judocas Mundiais, reunindo cerca de 575 Atletas em representação de 84 Países.

A Seleção Portuguesa presente em Tashkent é composta por 8 Judocas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Ana Hormigo.

O Uzbequistão sucede à Hungria na organização da maior prova mundial de judo (à exceção dos Jogos Olímpicos). Na edição de 2021, em Budapeste, Jorge Fonseca revalidou o seu título e sagrou-se Bicampeão Mundial, enquanto Anri Egutidze também subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze. Joana Ramos (5ª) e Telma Monteiro (7ª) também estiveram em destaque na prova.

No lançamento do evento, o Presidente da Federação Internacional de Judo – Marius Vizer, afirmou que “o Uzbequistão é um país que preza a sua história e tradições e, portanto, respeita a história e os valores do Judo. Em Tashkent vamos desfrutar da mistura perfeita de paixão, espetáculo, excelência e amizade. Atletas de todos os continentes serão bem recebidos aqui mais uma vez. À medida que continuamos a unir-nos como uma comunidade desportiva, apresentando a nossa modalidade dentro de um ambiente que prioriza a segurança, o jogo limpo e inspiração, este Campeonato do Mundo oferecerá uma prova incomparável de que continuamos na direção certa e que o nosso caminho para Paris 2024 é claro.”

Esta quarta-feira, 5 de outubro, os Atletas Lusos ficam a conhecer os seus primeiros adversários através do Sorteio do evento (Online), marcado para as 12h00.

Os combates arrancam esta quinta-feira, 6 de outubro, dia dedicado às categorias -48 kg feminina e -60 kg masculina. Portugal é representado por 2 Judocas no dia inaugural - Catarina Costa e Rodrigo Lopes. As eliminatórias têm início marcado para as 10h30 locais (06h30 em Portugal Continental).

Mais Informação: https://www.ijf.org/competition/2298