Cerimónia de Assinatura de Contrato do Campeonato da Europa de Judo - Lisboa 2021

O Contrato para a realização do Campeonato da Europa de Judo – Lisboa 2021 foi assinado esta segunda-feira, 3 de junho, na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, entre a Federação Portuguesa de Judo (FPJ) e a União Europeia de Judo (UEJ).

Nesta Cerimónia estiveram presentes o Secretário de Estado da Juventude e Desporto - João Paulo Rebelo, o Vereador do Desporto da CML - Carlos Castro, o Presidente da FPJ - Jorge Fernandes, o Presidente da UEJ - Sergey Soloveychik, a Seleção Nacional de Judo, entre outras Entidades.

A prova mais importante da modalidade a nível europeu, é organizada no ano em que Lisboa é Capital Europeia do Desporto. A competição está calendarizada entre 29 de abril e 02 de maio de 2021, no Altice Arena.

O Logótipo oficial do Campeonato da Europa de Judo - Lisboa 2021 foi apresentado pela Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Catarina Rodrigues. A imagem foi criada por Katarzyna O’neill, tendo como inspiração os últimos logotipos dos Campeonatos da Europa (2016, 2017 e 2018), o Judo (e as suas projeções), a azulejaria portuguesa e o kanji (caracteres da língua japonesa).

Esta é a segunda vez que Portugal recebe o evento, após ter organizado a edição de 2008, no Pavilhão Atlântico (Altice Arena). A prova cumpriu-se entre 11 e 13 de abril e a Seleção Nacional conquistou 4 Medalhas (João Neto sagrou-se Campeão Europeu e Ana Hormigo, Pedro Dias e Yahima Ramirez subiram ao pódio para receber a Medalha de Bronze).

Na última edição do Campeonato da Europa de Judo, realizado em Tel Aviv (2018), estiveram presentes 380 Atletas em representação de 44 Países. O evento foi acompanhado por 148 Jornalistas de 20 Países diferentes.

Declarações

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – João Paulo Rebelo

“Estamos hoje aqui a celebrar o Judo. Todas as entidades envolvidas na candidatura inspiraram-se na Seleção Nacional de Judo aqui presente, na sua combatividade e tenacidade, para conquistar esta vitória. Agradecemos à UEJ a escolha de Lisboa como Capital Europeia do Judo em 2021, que vai, com certeza, voltar a marcar a nossa história. Tenho a certeza que foi a escolha certa. Portugal é conhecido pela boa organização deste tipo de eventos desportivos”.

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa – Carlos Castro

“É uma grande honra organizar este Campeonato da Europa de Judo em Lisboa, a Capital Europeia do Desporto 2021. Não foi um processo fácil, com alguns percalços, mas, com arte, soubemos conquistar esta vitória. A Capital Europeia do Desporto em Lisboa, não é um fim, mas sim, um começo. O Judo em Lisboa está vivo e recomenda-se. É um orgulho para nós, receber aqui grandes nomes do Judo Nacional, como a Telma Monteiro e o Nuno Delgado.”

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“A organização deste evento é muito significativa. É muito importante para o Judo e para o Desporto Nacional ter aqui um grande Campeonato da Europa. Neste Campeonato da Europa 2021, seguramente, vamos lutar em todas as categorias pelo pódio.”

Presidente da União Europeia de Judo - Sergey Soloveychik

“Tenho um grande prazer e honra de visitar a Câmara Municipal de Lisboa e assinar o contrato para o principal evento da União Europeia do Judo - o Campeonato Europeu de Judo de 2021. Estou particularmente feliz, por Lisboa receber o nosso grande evento, no mesmo ano em que se torna a Cidade Anfitriã e a Capital Europeia do Desporto. Gostaria de dar os parabéns a toda a comunidade de Judo do país, pelo 60º aniversário desde a fundação da Federação Portuguesa de Judo. Portugal, tem grandes campeões e um grande coração para o Judo. Tenho a certeza de que existem muitas vitórias e conquistas importantes e significativas pela frente. Estou ansioso para ver o Campeonato Europeu a voltar a Portugal, após 13 anos de intervalo, e lançar um novo círculo olímpico, após os Jogos Olímpicos de Tóquio.”

Judoca da Seleção Nacional de Judo - Telma Monteiro

“É um grande orgulho e motivação competir em casa numa competição como esta. A pressão existe em qualquer situação, mas vamos estar todos motivados e transformar isso numa pressão positiva. Ainda é cedo para dizer se vou competir ou quais são os objetivos, mas obviamente que gostaria de combater num Campeonato da Europa em casa. Em 2008 estava lesionada e não tive a oportunidade de competir.”